Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

, ESCRITO POR

A dúvida de muitos novatos que se interessam em fazer um negócio na internet é escolher o nicho ou categoria no qual a pessoa vai dedicar-se, seja com marketing pago ou orgânico. Hoje quero ajudar você a escolher o nicho certo para seu negócio.

Se você já fez o curso FNO (Fórmula Negócio Online) deve ter visto o Alex Vargas falar bastante sobre nicho e sua importância. Caso não tenha feito o curso, vou escrever brevemente sobre o que é nicho. Mesmo que você tenha feito, a escolha ainda se torna uma tarefa difícil.

Sumário do Artigo
- O que é nicho de mercado e qual sua importância? 
- Escolha um nicho que você goste
- Um nicho popular ou desconhecido? 
- Um nicho pequeno ou abrangente?  
- O que levar em consideração na escolha do nicho? 

O que é nicho de mercado e qual sua importância?

O nicho define o público alvo do seu negócio, trata-se dos assuntos no qual você vai abordar em seu site, canal, rede social ou mídia que você usar para se promover e interagir com os clientes.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

O nicho de mercado é como um segmento, ele vai identificar o setor e interesse do seu público e o conteúdo compartilhado por suas mídias. Por exemplo, eu tenho sites nos nichos Japão, idiomas, música e marketing.

O meu site Kevinbk está no nicho de marketing, mas nesse site eu também abordo assuntos diversificados e poderia considerar WordPress e SEO como nicho desse site.

Você não precisa ficar preso apenas a um nicho. Existem perigos tanto para quem tem um nicho muito abrangente ou algo mais específico. É preciso analisar se um nicho tem muitos competidores, é difícil de trabalhar ou se tem formas de monetização.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

O nicho é uma das coisas mais importantes nos negócios. Muitos novatos ignoram o nicho e ficam dando tiro pra todo lado querendo lucrar de várias maneiras diferentes. Eu mesmo já fiz isso, apenas atrasei meus resultados.

Se você está vendo uma pessoa gerando milhões em determinado nicho, não perca seu tempo tentando fazer a mesma coisa. Todos os nichos são lucrativos, basta você saber trabalhar.

Escolha um nicho que você goste!

Antes de escolher um nicho ou assunto no qual vai trabalhar por um longo tempo, por favor, escolha algo que você goste. Não saia escolhendo nicho baseado em quantidade de produtos para vender, facilidade ou lucro.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

Qualquer nicho é lucrativo, por isso é importante escolher algo que você saiba e goste. Eu escolhi meu primeiro nicho como Japão, porque gosto de animes, da cultura japonesa e também queria aprender o idioma japonês.

Eu montei esse site kevinbk.com porque queria aprimorar meu conhecimento em marketing digital, também acho divertido escrever sobre essas coisas. Além de ser um domínio sem nicho específico, onde posso abordar outras coisas.

Ou seja, escolha sempre algo no qual você goste de trabalhar. Não pense em lucro, você só vai se frustrar se escolher um nicho no qual você não tem prazer em gerar conteúdo ou experiência. Com um nicho certo você só tem a ganhar e aprender.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

Se você escolher um nicho que não gosta, provavelmente não vai ter absolutamente nenhum sucesso, e mesmo que tenha no começo, ele vai estagnar e você não vai ter animo de continuar e vai perder mais tempo do que queria economizar.

Não importa se você gosta de algo impopular, talvez isso seja algo positivo. Recentemente eu vi um vídeo de uma entrevista de televisão onde jovens eram apaixonados por ônibus. Eu vejo muito sucesso se uma pessoa fizesse um site focado nisso.

Muitos ficam encucados em escolher um nicho que de resultados e lucro rapidamente. Hoje a concorrência está grande, então você precisa explorar lugares novos para conquistar um público e ser mestre nele.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

Não estou falando para desistir de nichos com alta concorrência, nunca desista de algo por causa de sua concorrência. Apenas ignore a concorrência e faça melhor que ela! Esse site mesmo, está num dos nichos mais concorridos do mundo.

Um nicho de mercado mais específico e desconhecido tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos e públicos. Em compensação, ao escolher um nicho abrangente você pode conseguir lucrar de diferentes formas.

Um nicho pequeno ou abrangente?

Não importa o tamanho do nicho ou o quanto ele é abrangente. Nunca vai faltar conteúdo ou público para fazer uso do seu negócio. Um nicho pequeno é bom que logo você atinge a demanda e pode descansar e focar em outras coisas.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

Caso o nicho seja grande, você pode explorar lugares inexplorados dele, mas vai necessitar de todo seu esforço e nunca vai poder faltar conteúdo de valor para seu público. Caso você não entregue o necessário, os concorrentes vão te engolir.

Tudo depende do tempo que você está disposto a dedicar-se nesse trabalho. Você prefere ganhar muito e não ter tempo para usufruir do dinheiro? Ou prefere ganhar pouco e trabalhar raramente? A escolha do nicho pode definir isso!

Infelizmente você não tem toda liberdade de escrever sobre o que quiser para seu público. Isso na maioria das vezes vai dividir e causar confusão e falta de interesse no seu público. Não tente vender carros num site de maquiagem.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

O lucro não depende do nicho ser grande ou pequeno, depende de você saber trabalhar nele. Na verdade, quando maior o nicho, mais difícil para se tornar alguém relevante. As vezes menos é mais e o mais é menos.

O que levar em consideração na escolha do nicho?

Como já mencionado, você precisa gostar do nicho! Trabalhe com algo que goste e tenha paixão. Em seguida você deve ter habilidades nesse nicho, caso não tenha, use essa oportunidade para adquirir.

Você também precisa examinar se existe dinheiro nesse mercado. Caso não rode dinheiro em determinado nicho, você pode tentar girar e inovar. O importante também é saber se nesse nicho vão ter pessoas interessadas ou se existe possibilidade de atrair novos seguidores.

Qual nicho devo escolher para meu negócio digital?

Quem imaginaria que um curso de loteria faria sucesso? Ou que existiria um curso de aumentar os seios? A verdade é que existe espaço para qualquer assunto. Até mesmo para fans de ônibus ou se brincar até para assentos de vasos sanitários decorados.

Nesse artigo eu não vou mencionar nichos populares nem fazer sugestões, porque sinceramente acho isso uma perda de tempo. Foque em algo que você goste e ponto final! Caso queira saber se existe público para seu nicho, veja as redes sociais e os produtos na hotmart.

Para finalizar o artigo quero deixar uma pequena checklist com pontos que você deve levar em consideração ao escolher um nicho. Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar e deixar seus comentários.

  • Escolha algo que goste, sua maior paixão;
  • Escolha algo que você queira aprender;
  • Escolha algo que você saiba fazer;
  • Escolha algo que você possa gerar conteúdo pro resto da vida;
  • Escolha algo que tenha um produto digital para se afiliar;
  • Escolha algo que tenha um bom CPC no adsense;
  • Escolha algo desconhecido que possa ranquear facilmente no Google;
  • Escolha algo que você possa manter um relacionamento com seu público;

Faça as seguintes perguntas:

  • Há demanda suficiente?
  • Com que frequência é procurado?
  • Quem vai consumir esse conteúdo?
  • Há pessoas que precisam deles?
  • Ele será útil para alguém?
  • O quanto você entende daquele assunto?
  • Já trabalhou com o tema antes?
  • Esse método e referência realmente funciona?
  • Você consegue passar o seu conhecimento?
  • Você é um especialista nesse tema?
  • Você está disposto a pesquisar e compartilhar o que aprende?
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta