Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Muitos encontram plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze e ficam encantados com a ideia de vender cursos e ganhar altas comissões. Apesar de parecer fácil, a realidade é totalmente diferente do que muitos cursos de marketing digital prometem.

A maioria dos cursos de Marketing e Afiliados na internet dizem ser fácil vender cursos da Hotmart e Ganhar comissão, mas nem todos conseguem ter esse sucesso, principalmente leigos na informática, ou pessoas que acham que vão ganhar fazendo pouco.

Neste artigo eu quero mostrar onde e como divulgar cursos da Hotmart e realizar vendas para pegar sua gorda comissão. Tenha em mente que eu vou falar apenas o básico, na hora de aplicar você precisa fazer uma pesquisa profunda sobre o assunto.

Existem diversas formas de divulgar e vender cursos da Hotmart. Abaixo vou deixar um sumário para facilitar sua navegação neste longo artigo. Espero que você tenha sucesso em vender cursos online e produtos digitais, só tenha paciência e dedicação!

Sumário do Artigo
- Lista de termos usados no Artigo
- Curso Fórmula Negócio Online
- Divulgação com Tráfego Pago 
- Divulgação no Facebook
- Divulgação no Instagram
- Divulgação em site e blog de nicho
- Divulgação com E-mail Marketing
- Divulgação no Youtube
- Vendas de cursos através do whatsapp
- Divulgar links através de Comentários
- Venda de cursos através de Guest Post 
- Vender com Fóruns, Twitter, Pinterest e outros
- Vendas através de Remarketing do Produtor
- Publicando artigos vírais de outros sites com snip.ly
- OLX, Mercado Livre e MarketPlaces 
- Escrevendo Ebooks, Infográficos e outros
- Preparado para vender na Hotmart?

Lista de termos usados no artigo

Talvez você seja alguém leigo na internet. Alguns dos termos usados neste artigo podem confundir sua cabeça, por isso vamos deixar esse glossário no começo do artigo para que você possa sanar suas dúvidas com algumas palavras.

Tráfego Pago – Trata-se de pessoas que visitam sua página, site, perfil ou produto através de uma propaganda paga exibida em algum lugar. Geralmente se utiliza o Facebook ADS ou Google ADS para gerar tráfego pago.

Tráfego Orgânico – Trata-se de pessoas que visitam seu site, página, perfil ou produto através de uma busca própria usando Google, redes sociais, youtube ou determinado site com um campo de pesquisa ou busca ou através de links internos e externos.

Backlink – São links que levam a pessoa para outro site, aumentando a relevância do site em questão. Isso ajuda no ranqueamento e SEO, levando a pessoa as primeiras páginas do Google. Por isso ter links de sites externos apontando para o seu é importante.

SPAM – Enviar mensagens, e-mails e coisas sem autorização da pessoa. Espalhar muitos links e e-mails para pessoas aleatórias sem ter sido solicitado. Algo irritante que incomoda e atrapalha, causa confusão, insistência e intromissão.

O curso Fórmula Negócio Online

Antes de começar o artigo, queria lembra-lo que o curso Fórmula Negócio Online ensina detalhadamente a maioria das modalidades e formas de vender na Hotmart mencionadas neste artigo. Então antes de começar já indico fortemente você dar uma olhada nesse produto.

Eu conheço o FNO e seu criador Alex Vargas desde 2014, ao longo desse tempo ele aumentou drasticamente o conteúdo de seu curso, sendo um dos cursos mais completos de todos os tempos. Então caso queira se especializar em algumas das áreas deste artigo, esse é o caminho certo.

Ao longo do artigo também posso recomendar outros produtos relacionados. O fato é que muitos não vão conseguir aplicar e aprender sozinho os macetes para trabalhar com determinado método de venda. Necessitando um estudo mais a fundo que eu não posso oferecer por enquanto.

Tráfego Pago – Facebook ADS e Google ADS

Tráfego Pago é a melhor forma de conseguir realizar vendas da Hotmart, Eduzz e Monetizze. Infelizmente muitos acabam investindo sem experiência e não conseguem retorno. Precisa de bastante estudo e investimento para entrar nessa área.

As maiores redes de tráfego pago são o Facebook ADS que divulga em redes sociais como Facebook, Messenger e Instagram e o Google ADS que divulga propagandas pagas em sites, youtube e nos resultados de busca.

Propagandas pagas podem acertar corretamente um publico específico que tem mais chances de comprar determinado produto. Infelizmente para investir nessa área você também precisa segmentar um publico através de visitas orgânicas ou pagas.

Para segmentar um publico você vai precisar de redes sociais ou de um site na web com conteúdo relacionado ao produto que deseja vender. Treinar o segmento ou pixel exige bastante paciência e investimento.

A venda pelo Facebook ADS também exige conhecimento em Copy e marketing visual, com belos banners, vídeos ou propagandas que vendem e prendem a atenção do visitante.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgação de cursos hotmart no Instagram

Essa tem sido a forma mais atual e popular de vender cursos na Hotmart. Diversos cursos com alta temperatura como MSR, Método Expert ou 365 focam seus alunos na venda de cursos pelo instagram através de um perfil profissional.

A pessoa tem um perfil de especialista sobre determinado assunto, na maioria das vezes marketing, ela divulga e compartilha conteúdo e material sobre o assunto, envia o link para pessoas interessadas através de conversas persuasivas.

Alguns também adicionam o link de afiliado da Hotmart na biografia do instagram. Outros focam em Facebook ADS e fazem publicidade paga, já muitos sonham em alcançar os 10.000 seguidores para ter permissão de adicionar links em stories.

Existem diversas formas de vender pelo instagram, mas na maioria das vezes exige um contato direto e pessoal com seus seguidores, conversas, marketing agressivo, copy e outras técnicas de vendas e engajamento em redes sociais.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgação de cursos Hotmart no Facebook

Assim como no Instagram, Facebook tem sido uma boa fonte de vendas de links da Hotmart a muitos anos. Existem inúmeras formas de divulgar links de afiliado no Facebook. O mais comum é utilizando tráfego pago no Facebook ADS, mas esse é apenas o começo.

No começo da Hotmart as pessoas faziam spam em comentários de posts populares, grupos do facebook e páginas de nicho, as vezes dava resultado, mas ultimamente o facebook tem feito de tudo para barrar e bloquear esses spams.

Hoje em dia pessoas sem experiência partem para um marketing agressivo, enviando mensagens diretamente a pessoas que estão interessadas em determinado produto ou que estão em determinado grupo, principalmente do nicho ganhar dinheiro online.

A forma mais amigável de gerar vendas no Facebook é através de uma página própria, engajamento social, conteúdo e relacionamento com os curtidores. Infelizmente o alcance do Facebook caiu muito nos últimos anos, obrigando as pessoas a investir em tráfego pago.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgação em site e blog de nicho

Essa é a principal forma de divulgação, a forma que eu e meus sites usam. Trata-se de algo em conjunto que uni até mesmo redes sociais, e-mail marketing e youtube. Eu tenho um site, gero conteúdo para os leitores, conquisto milhares de visitas orgânicas.

Ter um site é trabalhoso, gera custos com hospedagem, precisa gerar conteúdo de qualidade o tempo inteiro, afim de aumentar as visitas e ganhar dos concorrentes no Google. Ter um site exige estudar principalmente SEO e escrever muitos artigos como este.

A vantagem de gerar vendas com site é que elas sempre vão acontecer de forma inesperada através de visitantes. As visitas orgânicas podem gerar vendas e resultados ao longo dos anos, nem precisando levantar um dedo, mas recomendo manter o site atualizado.

Outra vantagem de manter um site ou blog popular é que você também gera dinheiro com venda de produtos físicos e anúncios do Google. Outros ganham até mesmo com doações, criam projetos, vendem serviços e muito mais. Site é definitivamente a forma completa de vender cursos de forma orgânica.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgação de cursos através de E-mail Marketing

Essa é uma das formas mais tradicionais e mais populares de se vender cursos. Consiste em gerar uma lista de e-mails através dos outros métodos mencionados no artigo, como site, blog, canal do youtube e redes sociais.

Com uma lista de e-mail, você dispara alguns e-mails para cativar o leitor e depois vender um produto. Muitos devem achar que o e-mail anda impopular, mas ainda é um dos fatores de maior conversão de vendas na hotmart, monetizze e eduzz.

Infelizmente alguns fazem essa prática de forma errada usando muito spam e enviando e-mails para pessoas de uma lista comprada. Podem até conseguir converter, mas acredito que isso apenas incomode e irrite, diminuindo a conversão geral do mercado digital.

Enviar e-mails podem custar caro, alguns precisam pagar mensalmente serviços de e-mail marketing com lista limitada, outros usam o próprio servidor de hospedagem ou um servidor de SMTP junto com um Open Source tipo Mautic.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgação de cursos no canal do Youtube

Outra forma de recomendar cursos é usando o Youtube. Alguns focam apenas em fazer vídeos para divulgação de produtos e realizar vendas com visitas orgânicas. Já outros realmente possuem um canal de nicho focado em conteúdo, convertendo com seus seguidores.

Até mesmo youtubers famosos como Whindersson e Andrei Bedene fizeram seus próprios cursos online afim de ganhar dinheiro com a plataforma. Já outros abandonaram seu nicho para entrar no marketing digital, como Tiago Fonseca do Booom.

Canais de maquiagem vendem cursos de maquiagem, canais de jogos vendem cursos de criação de jogos, canais de animes divulgam cursos de desenho. Qualquer pessoa com um canal grande no youtube consegue converter divulgando cursos.

Geralmente os cursos são divulgados no próprio vídeo, deixando o link na descrição. Outros conseguem vender apenas com vídeos montados e gerados aleatoriamente, usando as palavras certas para cair nas pesquisas orgânicas.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Vendas de cursos Hotmart através do Whatsapp

Hoje em dia muitos utilizam mensageiros para realizar suas vendas na Hotmart. Uma relação com o cliente, um pouco de insistência e promessas é capaz de vender individualmente produtos da Hotmart. Além do whats temos messenger, direct e telegram.

Através das redes sociais, sites e páginas de captura os afiliados e produtores pegam números de whatsapps e enviam mensagens fazendo aquela amizade afim de divulgar cursos online e realizar vendas. Alguns usam bots e programas para enviar mensagens automáticas.

Já outros utilizam de iscas como, entre no grupo de whatsapp e receba um curso gratuito de marketing digital e coisas do tipo. Eles oferecem muita regalia, mas não existe almoço grátis, eles querem vender um curso e ganhar sua comissão, você também!

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Divulgar links através de Comentários em Sites

Essa prática eu considero bem errada, mas se as pessoas fazem, vale a pena menciona-la. Pessoalmente não acredito que tenha bons resultados, apenas faz a pessoa perder tempo. Praticada principalmente por novatos que entram na Hotmart.

Trata-se de visitar sites sobre assuntos específicos e recomendar cursos nos comentários dos sites. Alguns também usam o Yahoo Respostas ou usam os comentários do youtube. Outros utilizam até mesmo bots para publicar automaticamente em sites da web.

Da pra ver a falta de profissionalismo quando essas pessoas nem se quer encurtam o hotlink. Infelizmente eu recebo direto nos meus spams, comentários de pessoas divulgando links de cursos, com um texto genérico, pessoalmente não sei se isso converte.

A vantagem do Yahoo respostas é que você pode realmente responder perguntas usando cursos e links de afiliado como solução para aqueles que procuram. Infelizmente para postar links clicáveis, você precisa crescer um pouco na plataforma.

Veja abaixo os comentários de SPAM que geralmente recebo no meu site:

Venda de cursos através de Guest Post

Já apareceu algumas pessoas que tentaram divulgar cursos e links de afiliados através de guest post. Ou seja, eles me pagaram para escrever e publicar um artigo no meu site, onde discretamente indicam um link de afiliado para determinado produto.

Na verdade eu gostaria de ressaltar que a melhor forma de vender em um site é através da indicação dentro de artigos, não com banners e popups espalhados pelo site. Hoje em dia quase ninguém clica em banners, mas não estou dizendo para descarta-los.

Essa é uma boa opção para aqueles que não tem site, mas desejam vender produtos da hotmart em sites de outras pessoas. O único problema é que necessita de um investimento, sem falar o perigo do dono do site remover o link ou não permiti-lo.

Geralmente as pessoas pagam guest post em sites famosos para obter backlinks do-follow. Você também consegue links de afiliados em sites pequenos ou até sites grandes de graça, tendo apenas que escrever o artigo em questão.

Basta oferecer um artigo gratuito para criadores, mandando um e-mail para o contato do site. Geralmente as pessoas não importam em cobrar por artigos de link no-follow. Na verdade os donos do site acham bom receber artigos gratuitos sem ter que escrever.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Vender na Hotmart com Fóruns, Twitter, Pinterest e outros

Mencionamos Facebook e Instagram como maior fonte de venda de produtos de afiliados, mas muitos conseguem dominar redes sociais como Twitter, Pinterest e outras. Infelizmente existe uma certa cautela, porque o Pinterest mesmo não permite links Hotmart.

O que alguns fazem nessas redes sociais, é criar sua própria página de vendas em um domínio próprio, direcionar as pessoas através de postagens no Pinterest ou twitter. Talvez seja a maneira mais apropriada de conseguir vender através dessas redes.

O Twitter tem uma taxa de clicks muito alta em links, quando o perfil é popular e tem bastante de seguidores. Meu amigo Rafa Moreira mostrou que qualquer publicação que ele faz, sem nenhuma descrição, já gera cerca de 10.000 acessos.

Eu também considero o Pinterest como o segundo Google. Suas publicações não tem validade como facebook, twitter e instagram. Um único pin pode gerar clicks por vários anos, basta usar as palavras e imagens certas para se posicionar no orgânico do Pinterest.

Assim como muitos usam os comentários do Yahoo Respostas para divulgar seus produtos, outros fóruns como Quora e reddit, são grandes fontes de tráfegos para sites e links de afiliados. Basta ter cautela e fazer as coisas direitinho, aumentando sua presença e influência.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Vendas através de Remarketing do Produtor

Pode ser que você leve uma pessoa a página de determinado produto, mas a pessoa não compre imediatamente. Não perca suas esperanças, dependendo do produto que estiver divulgando, o produtor vai atacar com tráfego pago e e-mail marketing.

Por esse motivo sugerimos sempre escolher produtos ativos e populares com uma boa temperatura na Hotmart, significa que o produtor cuida do produto. Recomendamos também escolher produtos com, cookie infinito, funil infinito ou hotleads.

Focar em Gerar Hotleads pode ser a melhor maneira de realizar vendas no mercado. Tenha apenas cuidado porque muitos produtores fazem de tudo para não pagar a comissão pelas vendas. Cuidado para não ser tapeado por alguns cursos!

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Publicando artigos vírais de outros sites com snip.ly

Spin.ly é um site com uma ferramenta muito interessante. Nela você consegue gerar um link para qualquer site, onde aparece uma chamada para ação da forma que desejar na parte inferior da página. Perfeito para páginas do Facebook que publicam notícias.

O bom é que você pode compartilhar qualquer artigo que seja viral, uma notícia do momento, ou até artigos de sites concorrentes que seja do mesmo nicho que o seu. Pode mandar qualquer link de qualquer site com uma chamada de ação personalizada.

No spin.ly você adiciona uma imagem de destaque, uma pequena descrição, o link de destino e depois o link do artigo que deseja gerar. Definitivamente é uma ótima maneira de vender cursos online com conteúdo dos outros. Basta ter a fonte de tráfego.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

OLX, Mercado Livre e MarketPlaces

Alguns sites como OLX e Mercado Livre não permitem a adição de links de afiliados no produto, mas você pode usar o contato com o cliente para divulgar esses links. Muitos publicam cursos como sendo físico, apenas para entrar em contato com interessados.

Depois que estiver conversando com interessado no whats ou site, você pode usar a lábia para divulgar o curso no seu link de afiliado, realizar a venda e ganhar a comissão. Existem outros sites semelhantes de venda de produtos que você pode fazer o mesmo.

Sites de classificados também tem sido uma fonte de compartilhamento de links de afiliados para realizar vendas. Oportunidades não faltam, basta achar o lugar e o momento certo para publicar seu link de afiliado e ganhar sua comissão gorda.

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Escrevendo Ebooks, Infográficos e outros

Sua criatividade pode ir além de escrever artigos e textos em sites e redes sociais. Muitos conseguem converter escrevendo livros e ebooks sobre determinado assunto, colocando nele os links de afiliado. Se o livro se espalhar na internet, pode se considerar sortudo.

Claro que escrever um livro é uma das tarefas mais difíceis. A maior dificuldade talvez seja divulga-lo, principalmente se não tiver um site, mas pode recorrer a plataformas como Amazon e outros sites de compartilhamento de documentos PDF e DOC.

Infográficos, slideshows, mapas mentais e outros tipos de mídias se popularizam cada vez mais no próprio site como em diretórios externos. Assim como os ebooks, existem sites focados apenas em compartilhamento de slides e infográficos. Utilize a seu favor!

Onde e Como divulgar e vender cursos da Hotmart?

Preparado para vender na Hotmart?

Agora que você leu esse grande artigo que mostra todas as formas de divulgar cursos online, talvez você esteja decidido a trabalhar na Hotmart. Entenda que muitas das formas de divulgação mencionadas no artigo são para iniciantes ou não são recomendadas.

A melhor forma de vender cursos da Hotmart é entregando conteúdo gratuito de valor para seu publico, ganhar engajamento, melhorar o relacionamento com seus visitantes e seguidores, ai sim você consegue vender qualquer coisa, até lama.

Trabalhar na Hotmart não é algo simples e rápido como alguns pensam. Eu levei 5 anos para deixar meu site convertendo sem muito esforço, e ainda desejo aumentar meus resultados muito mais. Talvez a forma mais rápida para os apressados seja o tráfego pago.

Lembre-se, trabalhar online é trabalhoso, exige tempo, dedicação, paciência e investimento. Esteja preparado e ciente dos riscos, caso seu conhecimento em informática seja limitado, você definitivamente precisa fazer um curso online como FNO.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta