Minha primeira experiência com Violino

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Desde criança eu sempre tive um teclado e um grande apreço pelo piano, mas também sempre admirei o som do violino, até que finalmente resolvi comprar um. Neste artigo quero contar minha primeira experiência com violino, dificuldades e erros.

Antes de comprar o violino, eu perguntei para diversas pessoas, fiz várias pesquisas, para saber a dificuldade de tocar tal instrumento. A primeira vista eu não conseguia ver tanta dificuldade, apesar de todos falarem que é muito difícil.

Todo iniciante quer começar de baixo, escolhendo um violino barato na faixa de 200 reais. Eu sou meio doido, prefiro pegar algo já intermediário com um som de melhor qualidade. Paguei 700 no meu violino Eagle Ve 441 através do mercado livre.

Sumário do Artigo
- Finalmente com violino em mãos 
- Da pra tocar uma música nos primeiros dias de violino? 
- Quanto tempo leva para aprender a tocar violino? 
- As pessoas não entendem a dificuldade do violino 
- A maior dificuldade - Praticar e fazer exercícios
- Violino Didático - Melhor Curso Online
- Já escolheu seu Violino? 

Finalmente com violino em mãos

Eu acho o violino um instrumento lindo, tanto de aparência como de som. Foi incrível ver um de perto, mas prepare-se para quebrar a cabeça colocando o cavalete no instrumento. Existem vídeos que ensinam direitinho a fazer isso.

Ao colocar eu fiquei receoso em saber se estava ou não certo, levei em um Luthier da minha cidade, ele mal olhou o instrumento e disse que tava tudo certo. Fiquei aliviado em saber que tinha feito um bom trabalho, apesar de não ter lixado nem nada.

Lembrando que a afinação nos primeiros dias de instrumento se desfaz bem fácil. Tente sempre afinar com um aplicativo seguindo tutoriais do youtube. Cuidado, porque na minha primeira semana eu arrebentei uma corda ao tentar afinar (use o micro-afinador).

Não se assuste quando passar o arco nas cordas do violino não sair nenhum som. Você simplesmente esqueceu de passar o breu no arco. Uma pedra que parece um sabão (não fale isso se não ele vai cair no chão e quebrar).

Na verdade eu quebrei os dois breus que comprei derrubando eles no chão. Basta passar o breu no arco como se tivesse passando um sabonete. Esse breu solta pequenas partículas sólidas que arranham as cordas do violino para fazer o som.

Minha primeira experiência com Violino

Da pra tocar uma música nos primeiros dias de violino?

Nos primeiros dias eu já fui capaz de tirar uma música no violino, mas não de forma audível. A dificuldade de passar o arco nas cordas é muito grande, ela precisa deslizar sem tremer e sem mudar de angulo, precisa passar retinho para o som ficar bonito.

Outra dificuldade é durante a mudança de cordas, posicionamento da mão e dos braços. Absolutamente tudo o que você faz é capaz de influenciar no som que sai do violino. Pessoalmente achei o violino mais fácil que violão em alguns sentidos.

Procurando músicas fáceis para tocar no violino? Algumas das músicas que aprendi na primeira semana foram:

  • Ode to Joy;
  • Hallelujah;
  • Titanic;
  • Twinkle Twinkle Little Star;
  • Canon in D;

Também aprendi curtos trechos de outras músicas populares como Imagine Dragons, Dance Monkey, Viva la vida e outras. Claro que eu apenas fiz o som, agora para ele sair bonito é outra história bastante complicada que vamos discutir a frente.

Minha primeira experiência com Violino

Quanto tempo leva para aprender violino?

Essa é uma pergunta bastante frequente que eu me fazia antes de comprar o violino. Com quanto tempo será que vou conseguir dominar esse instrumento? A resposta é nunca! Exatamente, você nunca vai dominar totalmente o violino ou outros instrumentos.

Violino é um instrumento que exige bastante prática. É verdade que com poucos meses você já vai conseguir tocar uma música certinha, mas se você ver profissionais tocando a mesma música, vai sentir um gigantesco abismo entre vocês.

Alguns praticam violino por décadas e não alcançaram o grau de perfeição de outros violinistas. Apesar dessas citações, não desanime de ter um violino, eu pessoalmente não achei ele mais difícil que outros instrumentos.

Minha primeira experiência com Violino

As pessoas não entendem a dificuldade do violino

Se você filmar as primeiras tentativas de tocar violino e colocar em seu perfil do instagram, muitos vão te zoar, simplesmente porque não conhecem a necessidade de tempo e prática para tocar o instrumento. Eles acreditam que é só passar o arco e o som sai igual.

Dominar o arco é um verdadeiro inferno. Você precisa dominar sua mão, algo que não tenho tanto controle. O motivo de ter escolhido o violino como instrumento secundário é o simples fato de trabalhar paciência e controle que eu não tenho rsrs.

Qualquer deslize errado, movimentação nas mãos, falta ou excesso de força, pode alterar o som que vem do violino. Na hora de trocar as cordas você vai se frustrar com o som da corda batendo na outra, do arco subindo ou descendo demais, é um pesadelo.

Violino não é um instrumento para se exibir nas redes sociais, nem pra tocar perto de amigos, porque os primeiros anos são irritantes. Veja um vídeo do progresso de um aluno durante um ano, estudando pelo menos 15 minutos por dia:

Assistindo os vídeos acima eu me sinto aliviado de ver que consegui um progresso maior no mesmo período de tempo sem estudar, praticar ou fazer exercícios. Violino não tem segredo, basta praticar e ter a pegada.

A maior dificuldade – Praticar e fazer exercícios

Eu sou um grande procrastinador, não tenho tanta disciplina para estudar e praticar exercícios com instrumento. Sempre que pego o violino eu quero diretamente tocar uma música, acredito estar me exercitando tocando uma música.

Eu sei que isso é um erro, vai demorar pro meu som ficar bonito se eu não praticar exercícios de corda solta ou escalas. Isso sem mencionar que eu não consigo pegar o violino todos os dias e estudar pelo menos 30 minutos. Tenho essa dificuldade em todas as áreas da vida.

Por esse motivo os youtubers sempre incentivam os alunos a fazer algum curso presencial ou online para ter disciplina e prática nos exercícios, porque sem eles, seu som nunca vai ser bom o suficiente. Pra dominar o violino é treinar, treinar e treinar.

Minha primeira experiência com Violino

Violino Didático – Melhor Curso Online

O que me ajudou bastante no aprendizado de Violino foi o canal e curso Violino Didático ministrado por Jean de Oliveira, ele oferece muitas aulas e dicas gratuitas em seu canal do youtube e também tem vários cursos fechados e avançados online.

Caso queira receber algumas aulas do Violino Didático por e-mail basta clicar aqui. Recomendamos também fazer uma visita na página do curso Violino Didático para você entender a proposta do Jean de Oliveira. Basta clicar aqui para conhecer o curso.

Então é isso, espero que tenham gostado deste pequeno artigo. Pretendo escrever mais sobre violino, piano, escaleta e até violão que são os 3 instrumentos presentes na minha casa. Se gostou, compartilhe e deixe seus comentários.

Já escolheu seu violino?

Caso ainda não tenha escolhido um violino, porque não adquirir um direto da Amazon, por um preço mais em conta? Veja algumas ofertas de violino abaixo. Temos do mais barato até o mais caro!

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta