Meus Plugins Essenciais no WordPress

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Neste artigo quero compartilhar todos os Plugins que uso na minhas instalações WordPress. São plugins que costumo usar assim que instalo o WP e crio um novo site. Vou compartilhar também plugins obrigatórios a longo prazo para seu site.

Primeiras Configurações do WordPress

Assim que instalo o WordPress eu mudo o idioma para português depois vou nas configurações de links permanentes e mudo para nome do post. Logo em seguida crio as páginas de Política e Privacidade e também Contato. Seguido das categorias e menus do site.

Como tema eu geralmente uso sempre o tema GeneratePress que na minha opinião é o melhor tema WordPress. Não basta instalar os plugins, eu também vou mostrar imagens de algumas das configurações que faço nesses Plugins para facilitar a criação de seu site.

Eu não costumo usar muitos plugins, apenas os essenciais. Lembrando que esse artigo é uma opinião pessoal, mostrando o que eu costumo usar, talvez não tenha as mesmas utilidades no seu projeto.

Meus plugins essenciais no wordpress
Meu tema Generatepress!

Rank Math – Plugin de SEO

A primeira coisa que você deve instalar no seu WordPress é um Plugin de SEO. Muitos recomendam o SEO by Yoast, mas eu pessoalmente recomendo o Rank Math por oferecer muito mais funções de forma gratuita. Sua versão paga também é muito boa oferecendo SEO para vídeos e outras funções como estatísticas.

O Rank Math substitui dezenas de plugins como Schema, Redirections, detecção de páginas 404 e outros. Um Plugin de SEO é obrigatório para todas as instalações WordPress, ele permite que você seja ranqueado no Google com mais facilidade e melhora sua aparência nas redes sociais.

A versão paga melhora automatizando algumas coisas que você também precisa fazer para ter relevância no Google como títulos, tag ALTs e descrições automáticas nas imagens e outros. Além do SEO para vídeos, super importante, no qual recomendo adicionar pelo menos um vídeo por artigo.

Caso queira saber mais sobre o plugin de SEO e sua configuração, recomendamos ler nosso artigo sobre o Rank Math.

Meus plugins essenciais no wordpress

AddToAny – Plugin de Compartilhamento

Se seu tema não tiver botões de compartilhamentos nativo (que geralmente não oferece todos os botões ou botões flutuantes), recomendamos usar o Addtoany por ser leve e prático.

Vou deixar uma imagem com as configurações que costumo adicionar no AddtoAny para ter botões flutuantes e no final de cada artigo. Dependendo do tema você vai precisar mudar a posição e tamanho dos ícones.

No campo Additional Javascript eu adiciono um código para adicionar um botão de compartilhamento do Facebook e Pinterest nas imagens. Eu também adiciono um código para tornar os botões de compartilhamento Nofollow. Segue os códigos abaixo:

a2a_config.overlays.push({});
 a2a_config.callbacks.push({
     ready: function() {
         var addtoany_link = document.querySelector('.a2a_kit > a');
         if (addtoany_link) {
             addtoany_link.rel = 'nofollow noopener';
         }
     }
 });

Usar esses códigos aumenta a chances de alguém compartilhar um artigo e também melhor o SEO do site. Deixar esses links dofollow passa relevância de seu site para grandes concorrentes como Facebook e Twitter.

Meus plugins essenciais no wordpress

Search Regex – Plugin de edição em massa

Eu amo esse plugin porque permite eu corrigir erros de português, remover shortcodes inutilizados e outros códigos que não desejo mais presente nos artigos do meu site de forma rápida, massiva e prática.

Ele serve como um localizador que consulta diretamente no banco de dados do site dentro de todos os artigos. Você pode editar individualmente os resultados ou de forma massiva substituindo ou removendo o conteúdo em questão.

Uma das suas vantagens é que aceita Expressões Regulares (Regex) que permite encontrar textos diferentes mas que tem certas características, ignorando a diferença com códigos como (.*?) e outros.

Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre Regex, mas ele provê uma forma concisa e flexível de identificar cadeias de caracteres de interesse, como caracteres particulares, palavras ou padrões de caracteres. Ps: eu desativo quando não uso.

Meus plugins essenciais no wordpress

Content Egg – Plugin de Afiliados

O Content Egg é um dos meus plugins favoritos porque permite conectar-se com centenas de lojas usando API para buscar diretamente produtos dentro de artigos e coloca-los como vitrine, listas, grades usando seus links de afiliado.

O Plugin é completo, exibe preços, descrições, detalhes da loja, imagens e muitas outras funções. Outra coisa que utilizo bastante deste plugin é seu Autoblog que permite criar artigos automáticos usando um sistema de rotação de palavras chamado spintax.

Infelizmente o Content Egg é pago, mas compensa cada centavo com retorno que ele trás aos afiliados. Caso você use apenas a Amazon, talvez exista plugins mais interessantes com Localize, algo que estou sentindo muita falta agora.

Meus plugins essenciais no wordpress

Jetpack – Proteção e CDN

Jetpack é o plugin feito pela criador do WordPress, apesar de oferecer planos pagos sem sentido (porque não oferece nada relevante), sua versão gratuita oferece coisas necessárias para ter um site rápido e seguro.

O Jetpack protege seu site contra invasões, coloca um Captcha numérico no login e também adiciona CDN a suas imagens e arquivos estáticos (CSS e JS). Só pelo CDN já vale obrigatoriamente a instalação, fazendo as imagens carregarem mais rápido sem usar seu servidor.

O Jetpack também oferece um sistema de subscrição ilimitado com dupla confirmação que envia e-mail gratuitamente para todos os inscritos com um baixíssima taxa de rejeição. Pra que pagar por e-mail Newsletter quando se tem o Jetpack?

O Jetpack também fornece formulário de contato e alguns blocos de conteúdo extra. Ele também tem botões de compartilhamento (não uso) e sistema de artigos relacionados. Leia tudo sobre o Jetpack em outro artigo.

Meus plugins essenciais no wordpress

Translatepress – Plugin de Tradução

Esse daqui é um plugin que recentemente adquiri e pretendo usar em todos os meus sites, mas é um plugin a ser adicionado a longo prazo com um pouco de autoridade. Trata-se de um plugin de tradução, mas que funciona por strings, evitando armazenamento desnecessário na tabela wp-post.

Outra vantagem desse plugin é que consigo traduzir todo o site rapidamente usando um editor de Banco de Dados (Navicat), já que usar uma API do Google para tradução automática pode sair caro (o Google oferece 300 dólares gratuitos). A versão gratuita permite traduzir para um idioma, mas sem traduzir slugs.

Existem outros plugins de tradução gratuitos, mas o trabalho manual é muito pesado. Recomendo fortemente o Translatepress e caso ache sua licença cara, eu faço rateio, basta entrar em contato. Sugiro também ler nosso artigo sobre esse magnífico plugin de tradução Translatepress.

Meus plugins essenciais no wordpress

Como eu falei no Plugin de SEO, vou deixar um vídeo abaixo para melhorar o alcance do artigo:

Deixe uma resposta