Google Web Stories: cos'è, come funziona e vantaggi

o web stories é uma ferramenta que tem ganhado muito destaque no mercado, principalmente pelos resultados que ela oferece para uma se posicionar corretamente no mercado.

O mundo tem mudado muito com a inserção de ferramentas de tecnologia, fazendo parte do dia a dia do público geral. O processo conhecido como transformação digital tem realmente feito grandes mudanças acerca desse tipo de atividade.

Para tornar a vida dos empreendedores mais fácil nessa adaptação para o mercado virtual, muitas ferramentas têm oferecido recursos de qualidade para entender melhor como se posicionar no mercado.

O web stories surgiu com esse tipo de proposta, lançado originalmente para a rede social de imagens e estilo de vida conhecida como Snapchat, logo a ferramenta se mostrou muito útil para outros ambientes digitais, principalmente no Google.

A gigante da internet é muito mais do que um motor de busca, oferecendo uma gama imensa de serviços para usuários comuns e profissionais do ramo, em grande parte de forma gratuita ou muito mais barato que outras ferramentas no mercado.

Com a Google você pode fazer uma série de ações, como:

  • Gerenciamento de e-mail;
  • Armazenamento na nuvem;
  • Utilização de programas de escritório;
  • Acompanhamento e otimização de SEO.

O último desses elementos em particular é muito relevante para empresas, que dependem de um bom posicionamento dentro dos motores de busca para serem realmente relevantes no mercado.

Por isso o SEO se tornou um elemento fundamental de suas atividades dentro do ambiente de negócios digital, sendo uma ferramenta fundamental para garantir uma boa ferramenta de trabalho na web.

A ferramenta nada mais é do que uma vitrine, onde você pode divulgar seu material de trabalho depois de realizar em seus sistemas, garantindo uma visibilidade muito maior do público.

O Google Web Stories é muito similar ao modelo de stories do Instagram, sendo composto de conteúdos rápidos de consumo, normalmente em formato de vídeo.

Você pode trabalhar com diversos aspectos do conteúdo, como legendas e trilha sonora, para deixá-lo ainda mais atrativo para o consumidor final. Esse modelo de produção de material tem se tornado cada vez mais popular.

Por ser uma exibição feita em carrossel, é comum que o consumidor final continue a acompanhar seu conteúdo, passando muito mais tempo gerando engajamento com sua

Como a maioria dessas publicações dura apenas alguns segundos, a atenção do cliente está constantemente captada, garantindo que ele passe um bom tempo acompanhando seu material, desde que ele seja interessante.

Diferente de sua plataforma de origem, que é uma rede social, o Google trabalha com diversas ferramentas diferentes, que podem acabar ajudando-o a ampliar o alcance desse tipo de material.

O web stories não trabalha de forma isolada, como é o caso de seu predecessor, e esta é uma das principais vantagens da aplicação, que pode ser otimizada para criar campanhas muito mais completas de engajamento e vendas.

Como o serviço funciona?

Para utilizar o web stories você depende de alguns itens cruciais que ajudam a entender melhor esse tipo de conteúdo e a forma mais efetiva de garantir resultados com ele.

Em um primeiro passo, é importante que a ferramenta seja configurada dentro de seu site para torná-lo uma plataforma capaz de publicar esse tipo de conteúdo. Isso pode ser feito com a ajuda de um web designer caso sua empresa possua esse profissional.

Pessoas que utilizam sistemas específicos, como é o caso do WordPress, acabam ganhando uma facilidade maior para iniciar o uso do web stories, uma vez que é só instalar um plugin e começar a utilizá-lo.

Depois de efetuadas todas as configurações, você consegue trabalhar melhor com os web stories, que ficam em uma área destacada, aparecendo tanto em seu site quanto em resultados de busca.

Para diferenciar do restante das empresas, o web stories fica em uma área específica, junto do Google Discover. Isso acaba ampliando o potencial de acesso, apresentando seu material para muito mais pessoas.

É preciso saber aplicar esse tipo de ferramenta para garantir um resultado adequado dentro de suas possibilidades.

Benefícios do Web Stories

Agora que você conhece um pouco mais sobre o serviço e como ele funciona, é hora de identificar as principais vantagens que a utilização do web stories pode trazer

Isso porque os benefícios de utilizar esse tipo de ferramenta são muitos, e podem tornar imprescindível a aplicação para companhias de um determinado setor, principalmente aquelas que trabalham com públicos mais conectados.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e nem sempre duas companhias terão o mesmo tipo de resultado, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Por isso, adaptar esse tipo de material à sua realidade é muito importante para garantir um resultado positivo com a utilização dos Web Stories em sua página e divulgar esse tipo de trabalho

Monetização

Uma das grandes vantagens do Google Web Stories é seu potencial de monetização. Entendendo a grande capacidade desse formato de gerar novas vendas, a empresa agregou suas plataformas de monetização no modelo.

Com o Adsense e o Admanager inclusos no web stories, é possível gerar receita com seus stories, da mesma maneira que em anúncios publicados em um site em particular.

Para conseguir esse tipo de resultado, você pode divulgar links como afiliado da plataforma, recebendo receita diretamente da quantidade de pessoas que estão visualizando o material.

Por outro lado, você pode trabalhar suas vendas usando anúncios dentro da plataforma, conquistando uma estrutura de qualidade para suas ações de geração de oportunidades.

que sua empresa vende nesse tipo de plataforma pode ser uma excelente maneira de divulgar a companhia, uma vez que a propaganda aparecerá em diversos web stories se for impulsionada.

Link building

Outra questão extremamente relevante para esse tipo de material é a estratégia de costruendo collegamenti. Esse é um dos elementos mais importantes para garantir uma boa relevância no mercado, principalmente dentro de seu nicho de atuação.

Todo o conteúdo inserido no Google é indexado pelo algoritmo de busca, o que inclui os web stories. Quando você consegue linkagem externa desse tipo de conteúdo, isso acaba gerando pontos positivos para sua autoridade de site.

Isso é uma diferença considerável de modelos de stories em outras plataformas, principalmente porque os web stories não são limitantes a uma plataforma em particular.

Essa variedade de possibilidades e chance de crescimento orgânico junto ao Google é uma das principais ferramentas de atração de público para a utilização dos web stories, que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Análise técnica

Nenhum tipo de estratégia de comunicação funciona se não for acompanhada de perto. Você deve estar atento para mudanças, erros e acertos dentro desse tipo de situação.

As plataformas que possuem um tipo de conteúdo similar normalmente apresentam ao usuário métricas referentes a quantidade de visualizações, acessos e impressões que são colocadas em cada uma das imagens.

Entretanto, o web stories sai na frente novamente, uma vez que as avaliações desse tipo de conteúdo são realizadas pelo próprio Google Analytics. Isso significa que você terá todas as informações em tempo real de acesso.

Além disso, você pode identificar outras métricas relevantes avaliadas pela ferramenta do Google, tornando muito mais fácil fazer uma análise mais completa de determinadas atividades.

Interatividade

Os vídeos em formato de web stories são muito bons para estimular uma série de engajamentos e interações com o público, como enquetes, links e outras ferramentas de comunicação.

Esse tipo de atividade ajuda o público a se sentir mais ouvido pela fazendo com que seus consumidores estejam mais satisfeitos com o trabalho de comunicação como um todo.

Considerazioni finali

A maioria dos grandes portais de conteúdo e de notícias tem aproveitado a nova ferramenta para criar material de qualidade. Dessa forma, estão se preparando para um futuro próximo em questão de comunicação.

E isso não se restringe apenas a empresas. Pessoas físicas, influenciadores digitais e outros usuários de redes sociais estão entendendo as possibilidades que esse tipo de ferramenta pode oferecer a longo prazo.

Quanto mais você trabalhar com estes recursos, maior será o impacto de sua empresa no mercado, utilizando o Google Web Stories para se tornar uma verdadeira liderança em sua área de atuação.