Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Muitas pessoas acha que crescer no youtube consiste apenas em fazer vídeos e otimiza-los para boa visibilidade na plataforma. O que poucos sabem é que existe SEO para vídeos que pode impulsionar tanto seu canal do youtube como também os artigos de seu site.

Nesse artigo vamos ver a importância de fazer uma boa divulgação e SEO de seus canais do youtube, também vamos ver a importância de ter um canal, mesmo que seu foco seja um site ou blog. Vamos ver como sites e vídeos se encaixam perfeitamente na criação de um bom SEO.

Glossário de termos do artigo

Durante o artigo vamos mencionar algumas expressões que são desconhecidas para alguns leitores novos. Por isso vou brevemente falar um pouco sobre essas expressões afim de sanar sua curiosidade e não deixar o artigo confuso.

SEO ou Search Engine Optimization – Consiste em uma variedade de técnicas que têm como objetivo tornar o seu site mais amigável e visível nos sites de busca como Google, Yahoo e Bing.

Backlinks – São links de outros sites relevantes que apontam para seu vídeo ou site. Se tratando de youtube, qualquer vídeo incorporado em qualquer site pode ser considerado uma especie de linkagem ou backlink.

Palavra-Chave ou Keyword – São palavras e expressões curtas ou longas que indentificam o objetivo padrão do vídeo. Trata-se dos termos que vão ser buscados na barra de busca do youtube ou google pelas pessoas que você deseja alcançar.

Sites de Autoridade – São sites famosos que recebem uma grande quantidade de visitas, que tem um conteúdo relevante e do mesmo nicho que o seu. Geralmente esses sites tem uma pontuação de SEO alta em alguma métrica como DR ou DA.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Impulsionando SEO do seu site com vídeos

O ideal de todos os sites e blogs é que tenham também um canal do youtube ou vice e versa. Assim você pode ter duas fontes de renda e melhorar o SEO padrão de seus artigos e canal do youtube ao mesmo tempo.

Como um ocupado escritor de 3 sites, não tenho tempo para editar vídeos completos do youtube, então uso ferramentas como InVideo para criar vídeos meio que automáticos baseado nos textos dos meus artigos. Claro que a qualidade é importante caso queira crescer no youtube.

Caso ainda não queira ter um canal do youtube, lembre-se sempre de ao menos adicionar um vídeo de outra pessoa em todos os artigos do seu site. Um vídeo faz muita diferença no SEO de sua página e ainda permite ser encontrado na busca do google por vídeos.

Geralmente seu artigo fica na primeira página, mas acaba sendo ofuscado por vídeos ou artigos com vídeos que aparecem em destaque na busca do Google. Por isso é importante sempre colocar vídeos na página de seu artigo, as vezes vários vídeos pode melhorar seu alcance e CTR.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

A importância de ter seus vídeos em sites

A melhor forma de aumentar o alcance de seus vídeos é adicionando eles em sites, diretórios, imitações do youtube e outros sites que permitem enviar links do youtube.com ou vídeos incorporados (embed).

O SEO para vídeos funciona da mesma forma que os backlinks que indicam seu site. Quanto maior a autoridade do site onde seu vídeo está disponível, melhor vai melhorar a visibilidade dele tanto no Google como no Youtube.

A diferença é que você não precisa que o site tenha o link de seu vídeo, ter um iframe ou vídeo incorporado em diferentes formatos já passa autoridade para seu vídeo e canal do youtube. Por isso é bom procurar forma de enviar seus vídeos para alguns sites.

Mesmo que o site não passe nenhuma autoridade, a chance de alguém acessar seu vídeo através dessa exposição pode ser possível, gerando assim um aumento de alcance. Quanto mais pessoas acessam seu vídeo, mais o alcance do canal aumenta.

Hoje em dia o robô do google é muito inteligente e observa praticamente tudo sobre você, seu site, seu canal e sua marca. Até mesmo a citação do nome de seu canal em sites da internet pode acabar ajudando na sua exposição e ranqueamento.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Adicionando seus vídeos em sites de autoridade

Procure parcerias, encontre sites que escrevem artigos com mesmo assunto do seus vídeos, ofereça a ideia de eles publicarem seu vídeo junto ao artigo, falando sobre os benefícios de SEO para ambos.

Em pleno 2020 é incrível que as pessoas ainda escrevem artigos sem compartilhar um vídeo, não fazem ideia de como um vídeo tem muito importância dentro de um artigo. Procure essas pessoas e fale sobre isso para elas.

Você deve procurar diretórios que permitem a postagem de vídeos, existem alguns diretórios de locais e anúncios que ao se cadastrar você gera uma página em mais de 200 sites de uma vez. Dentre ele temos:

  • Central Index;
  • Scoot;
  • Click2Find;

Você também deve Linkar seu canal em vários sites pessoais, anéis de autoridade tiers, perfis sociais e onde você achar ser possível. Você pode tirar ideias e usar redes sociais famosas para criar seu perfil e linkar seu canal e vídeos.

Mesmo que a rede social, diretório ou site de feed seja desconhecido ou não esteja em português, caso seja um domínio de autoridade, crie uma conta, faça upload da logo de seu canal (é importante), faça uma bela descrição e coloque links na descrição ou perfil, onde for possível.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Gerando Feed do seu canal do Youtube

Se você deseja enviar seu canal do youtube para sites de FEED, talvez seja necessário ter um link de FEED RSS de vídeos. O youtube deixa esse FEED um pouco escondido, mas você pode gera-lo com o ID de seu canal.

Caso não saiba o ID do seu canal, entre no canal e depois use o inspetor da web e busque por channelid. Depois basta adicionar o ID do seu canal depois do seguinte link: https://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=

Você também pode compartilhar o link do seu FEED em redes de autoridade e sites do tipo Tier para aumentar a autoridade do seu canal. As possibilidades são muitas, comece encontrando sites e diretórios de FEED RSS que sejam públicos.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Erros ao divulgar um canal do youtube

Muitos recorrem a meios antigos e ultrapassados para ranquear seus vídeos no youtube ou na internet. Alguns costumam colar infinitas palavras-chave, hashtags e coisas aleatórias na descrição do vídeo afim de aumentar alcance, mas isso não funciona.

Recomendamos preencher bem a descrição do seu vídeo, usando também variações de palavras-chave que deseja alcançar. Porém, listar palavras aleatórias e sem sentido na descrição de seu vídeo só vai atrapalhar o alcance dele.

Tente escrever uma descrição de vídeo natural, real e não uma lista de palavras aleatórias e variações que tem relação com seu vídeo. Já existe as hashtags de vídeo para esse trabalho, não precisa entupir a descrição de seu vídeo com baboseiras.

Outra coisa que acho feio e que também não ajuda em nada é spamar o link de seus vídeos em comentários de outros vídeos. Muitos novatos fazem isso, mas é melhor aumentar seu alcance e visibilidade com comentários naturais e não pedindo para visitar o canal em comentários de vídeos alheios.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Compreenda cada parte do seu vídeo no youtube

Para que seu vídeo seja bem ranqueado, você precisa saber o que está fazendo. Existem diversas técnicas que se faz na criação e postagem do visto que é tão importante quanto o SEO Off Page do seu vídeo.

Faça uma busca de palavras-chave usando o próprio Youtube e Google para entender qual a melhor escolha de título para seu artigo. Geralmente os títulos dos vídeos precisam ser específicos e claros, geralmente longos explicando tudo o que o visitante busca na barra de pesquisas.

Além do título, até mesmo o nome do arquivo de seu vídeo pode influenciar no SEO. Por isso renomeie o seu arquivo MP4 com palavras-chave e temas do vídeo para que o youtube esteja ciente do que se trata seu vídeo.

Em todos os seus vídeos você deve incentivar Comentários e Likes de seus seguidores. Geralmente pedir pode não ser o suficiente, mas caso faça uma enquete ou pergunta chamativa, pode fazer os preguiçosos comentarem e clicarem no gostei.

Existem muitas outras dicas obvias que talvez nem seja necessário eu citar aqui, por isso citarei apenas na checklist. Coisas que todos os youtubers e dezenas de artigos sobre o assunto já explicam, thumbnails, duração, legendas, equipamentos e outros.

De resto basta agir naturalmente melhorando a qualidade de seus vídeos, criando suspense, aumentando o tempo de exibição e outras falcatruas que a maioria dos artigos da internet falam. Fazendo isso, seu canal vai crescer naturalmente.

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Cursos de SEO para vídeos

Definitivamente eu não posso ensinar todos os macetes de SEO para vídeos e canal do youtube, nem se quer tenho tempo para fazer vídeos e ensinar passo a passo cada coisinha mencionada nesse artigo. Isso fica para os cursos que divulgo!

Pesquisando nas plataformas de cursos digitais, encontrei alguns cursos interessantes que podem ajudar nesses passos que você precisa fazer para impulsionar seu canal no youtube. Segredos que nenhum outro artigo escreve.

Para acessar o curso em questão, basta clicar no título no começo de cada parágrafo:

Fórmula Negócio Online – Como sempre, primeiramente recomendo a todos o fórmula negócio online porque é o curso mais completo e acessível que já vi. Ele ensina praticamente tudo sobre trabalhar online, seja com site ou youtube.

SEO para Youtube – Guia Completo – O Guia Absolutamente Completo e Definitivo Sobre SEO Para YouTube. Tudo o que você realmente precisa aprender sobre essa poderosa arte, está dentro desse simples e poderoso eBook.

Youtube Adsense 3.0 – O curso é focado na utilização do novo SEO no Youtube, utilizando técnicas avançadas e atuais para maximizar os ganhos financeiros com adsense, aumentar a vendas de produtos ou realizar o branding da sua marca online

Guia de SEO para vídeos e canais do youtube

Cursos de Youtube na Udemy

A vantagem dos cursos da Udemy é que são baratos e acessíveis, porém são mais simples e básicos que os demais:

$11.00
$129.99
in stock
Udemy.com
$11.00
$199.99
in stock
Udemy.com
(17)
$11.00
$199.99
in stock
Udemy.com
$12.00
$19.99
in stock
Udemy.com
$12.00
$194.99
in stock
Udemy.com
$11.00
$199.99
in stock
Udemy.com
$11.00
$19.99
in stock
Udemy.com

Livros e Guias para Youtubers

Também quero deixar uma lista de livros que recomendo que podem ser comprados na Amazon:

R$ 31,49
R$ 42,00
in stock
9 new from R$ 31,49
1 used from R$ 22,00
Amazon.com.br
Free shipping
R$ 37,00
in stock
1 new from R$ 37,00
Amazon.com.br
Last updated on setembro 21, 2020 3:31 pm

Checklist para SEO do seu Canal do Youtube

Durante o artigo explicamos várias coisas sobre SEO de Youtube, mas parta finalizar vamos mais uma vez listar todos os pontos rapidamente numa checklist. Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seus comentários.

  • Pesquise palavras-chave para seu vídeo;
  • Coloque títulos longos e específicos;
  • Renomeie o arquivo do seu vídeo;
  • Incentive os comentários e Likes;
  • Use enquetes e perguntas para engajar inscritos;
  • Adicione o máximo de tags ao vídeo;
  • Convide as pessoas a se inscrever no canal;
  • Faça boas thumbnails;
  • Adicione Legenda a seus vídeos;
  • Faça vídeos com pelo menos 5 minutos;
  • Faça vídeos com menos de 15 minutos;
  • Gere o FEED de seu canal;
  • Crie perfis em redes sociais;
  • Adicione links de seu canal em sites de autoridade;
  • Use sempre sua logomarca;
  • Faça vídeos em colaboração com outros canais;
  • Experimente também postar vídeos no facebook;
  • Melhore seu conteúdo;
  • Aprenda sempre novas técnicas de SEO;
  • Aprimore cada vez mais seu conteúdo;
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta