Neste guia você vai aprender como escrever os melhores artigos para seu site. Como fazer artigos que vai te deixar na primeira página do Google e que vai superar os artigos dos concorrentes e surpreender seus leitores.
Seja você dono do site ou um escritor, as dicas abaixo vão te ajudar a escrever o melhor artigo de todos, sem se preocupar tanto com análises de SEO. Espero que você utilize esse artigo para instruir os autores de seu site.
Eu também fiz uma vídeo aula bem longa falando sobre como eu escrevo meus artigos. Você pode assisti-lo abaixo:
Escolhendo o tema e Título do seu artigo
A primeira coisa que você vai escolher ao escrever um artigo é o tema ou assunto. Não importa o nicho no qual seu site pertence, existem milhares de coisas que você pode escrever, que nenhum concorrente ainda fez, ou pode simplesmente fazer melhor que a concorrência.
As dicas abaixo vão ajudar você a escolher um tema:
- Não escreva assuntos repetidos em seu site;
- Examine os artigos dos concorrentes que geram mais visitas;
- Escolha variações do título que seja bastante pesquisado no Google;
- Pense em adicionar uma pergunta ou número no título do seu artigo;
- O tema do seu artigo deve solucionar a dúvida do leitor;
- A palavra-chave (tema) sempre deve estar presente no título;
São dicas simples, que se aplicadas vai ajudar você a escolher um ótimo tema e título para seu artigo.
Muitos gastam horas apenas reunindo os melhores temas para escrever. Alguns utilizam ferramentas de SEO para estudar palavras-chave, nicho e sites concorrentes. Talvez você tenha que focar nisso, ou simplesmente escreva sobre o que você acha mais importante.
No título e artigo você pode ir além da concorrência de forma extrema. Alguns colocam no título 10 coisa de bla bla bla. Por que não faz melhor e escreve 50 coisas de bla bla bla? Eu mesmo já fiz até de 100 coisas. rsrsrsrs
Não recomendamos práticas idiotas como alguns sites grandes fazem utilizando títulos clickbait ou falsos. Tente sempre explicar o conteúdo de forma simples e direta no título sem mentiras e ou generalizações.
Crie seus requisitos, passos e metas
Antes de escrever um artigo, você precisa conhecer os passos principais que está envolvido na criação de um artigo perfeito e lista-los. Esses passos podem ser chamado de regras, dicas, estratégias, metas ou qualquer coisa que você queira chamar.
Você mesmo precisa escolher esses pontos. Deve entender também o foco e objetivo do artigo, a mensagem que você quer passar e como deseja fazer isso. Antes de escrever qualquer artigo eu pessoalmente crio alguns requisitos e passos.
Meu principal foco é alcançar o máximo possível de pessoas no Google através das buscas orgânicas utilizando boas estratégias de SEO. Por isso minha prioridade é escrever um artigo grande, completo e focado em palavras-chave populares.
Em cada artigo eu tenho os requisitos de:
- Ter no mínimo 600 palavras;
- Ter ao menos 3 subtítulos <h2>;
- Ter um sumário com links âncora;
- Ter outros assuntos e palavras-chave dentro do artigo;
O artigo também precisa:
- Abordar assuntos inexistentes;
- Ser melhor que o da concorrência;
- Despertando a curiosidade do leitor;
Antes de escrever qualquer coisa eu penso em como o texto vai afetar o leitor e como eu posso alcançar o máximo de pessoas com ele. Para facilitar o rankeamento no Google eu sempre tento escrever um texto melhor e mais completo que a concorrência.
Você também pode pensar e pesquisar se o assunto:
- Vai gerar polêmica e compartilhamentos;
- Vai impactar o leitor;
- Vai fazer o leitor comprar alguma coisa;
Se você seguir ou criar passos e requisitos, seu artigo vai ficar infinitamente melhor e mais fácil de produzir. Alguns tentam criar esses pontos utilizando uma checklist ou mapas mentais. Só lembre-se de sempre ter algum objetivo e requisito ao escrever.
Dicas para escrever um bom texto
Como já mencionado, tenha a meta de escrever pelo menos 600 palavras e 3 subtítulos <h2> e sempre tente colocar um sumário com link ancoras. Isso ajuda drasticamente o SEO. Outras dicas para escrever um bom artigo são:
Pequenos Parágrafos – Escreva parágrafos pequenos com no máximo 4 linhas. Vale lembrar que nos dispositivos moveis essas linhas triplicam. Quanto maior for um parágrafo, mais preguiça o leitor vai ter, mesmo que inconscientemente.
Faça perguntas – Fazer perguntas deixa as pessoas curiosas, ajudam elas a raciocinar o assunto, além de chamar atenção para pontos principais do artigo. Peça sempre a opinião do leitor, para ele sentir que esta participando do artigo.
Sem erros de português – Evite ao máximo erros de português. Eu mesmo não sou mestre nesse assunto, mas sempre tento evitar, porque a internet é cheia de críticos, e você pode afastar leitores por apenas um errinho gramatical ou falta de acento.
Use Informações verdadeiras – Sempre use fontes de informação de confiança e não altere as informações encontradas. Tente usar informações e estatísticas para raciocinar com leitor e se for de seu agrado, deixe a fonte antes que alguém pergunte.
Chame atenção para pontos principais – Não vagueie em assuntos aleatórios no meio do artigo, mantenha-se sempre nos pontos principais. Deixe claro cada ponto abordado do artigo e o objetivo dele.
Concentre-se em coisas positivas – Tente sempre mostrar o lado bom das coisas, não faça críticas generalizadas nem desanime os leitores em determinado assunto. Veja sempre o lado bom das coisas e escreva de forma positiva.
Fale de maneira informal – Alguns são sistemáticos em escrever formalmente ou em nome de uma organização. Eu acho muito melhor escrever usando expressões informais e também como se eu estivesse falando pessoalmente.
Use exemplos e ilustrações – Utilizar exemplos e ilustrações deixa seu texto mais interessante e ajuda a explicar de forma simples pontos importantes.
Escreva de uma maneira fácil de entender – Não deixe o leitor confuso com muitas explicações. Tente escrever frases curtas e simples, estude bem o assunto que vai abordar e sempre explique as palavras difíceis. O leitor nunca sabe o mesmo que você.
Pense no efeito de suas palavras – Nossas palavras tem grande poder e influência nos leitores, por isso pense bem no que vai escrever. Não tente influenciar erroneamente, nem passar desinformação ou causar confusão e brigas.
Melhorando seu artigo com mídias
Use uma imagem de qualidade – Você deve escolher imagens que são fáceis e claras de entender, que todos consigam enxergar e que destaque os pontos importantes do artigo.
Uma imagem a cada 2/3 parágrafos – Eu sempre tento colocar uma imagem a cada 2 ou 3 parágrafos para não entediar o leitor. Textos gigantes sem nenhuma imagem pode assustar o leitor e fazer ele sair do seu site.
Use um tamanho padrão de imagem – Eu sempre costumo utilizar um tamanho padrão de imagem para o artigo ficar mais organizado. Eu pessoalmente gosto de usar 800×450, mas escolha o que encaixar melhor com seu site.
Cuidado com os direitos autorais – Eu já levei uma multa de 1000 reais por causa de uma imagem, depois de chorar um pouco paguei 400. Então cuidado para não utilizar imagens que tenham direitos autorais.
Sempre coloque vídeos no artigo – Os vídeos do youtube podem ajudar seu artigo a rankear melhor ou até aparecer com miniatura na aba vídeos do google. Eu sempre tento colocar vídeos nos meus artigos.
Alguns utilizam Infográficos – Gráficos explicativos podem ser úteis e animadores ao leitor. Alguns utilizam infográficos para chamar a atenção do leitor e até capturar e-mail com downloads desses infográficos, além dos conhecidos ebooks e minicursos.
Correções finais do artigo
Adicione pelo menos 3 links internos – Faça chamada para os leitores acessarem 3 outros artigos do seu site de forma discreta marcando palavras-chave ou convidando o leitor ler determinado artigo como complemento no final. Isso ajuda muito o SEO.
Finalizando o artigo com sugestões – Sugira ao leitor compartilhar o artigo com os amigos ou deixar comentários de forma amigável. Para aumentar as chances de isso acontecer, termine o artigo com alguma pergunta ao leitor.
Negrite palavras Importantes – Coloque em negrito as palavras importantes do artigo, palavras desconhecidas ou em idiomas estrangeiros. Caso deseje, você pode usar também o itálico e outras personalizações de texto.
Remova frases confusas e desnecessárias – Tente deixar o texto simples para o leitor, leia várias vezes e remova ou modifique coisas confusas e desnecessárias. Talvez fazer isso em outra data pode melhorar seu julgamento.
Faça uma boa conclusão – Nos últimos parágrafos, tente sempre relembrar as ideias principais do artigo e ajude o leitor a fazer proveito do que foi escrito. Faça uma conclusão simples e breve, que esteja de acordo com tema principal.
Claro que existem milhares de coisas que você pode fazer para melhor cada vez mais o artigo. Se tiver alguma sugestão deixe nos comentários. Por hoje vou passar apenas essas dicas, se gostou compartilhe o artigo com os amigos.