Escadarias e Pirâmides nos cursos online

ESCRITO POR
Inscreva-se e Baixe nossos livros

Pessoas que trabalham como afiliado na internet tem o prazer de retrucar qualquer pessoa que acredita que estamos envolvido em pirâmides ou marketing multinível. Será que estamos realmente livres? Hoje vou falar sobre a pirâmide presente nos cursos online.

A alguns anos eu percebi a presença de alguns produtos semelhantes que se vendem com a mesma estratégia. Não sei afirmar se pirâmide é a palavra correta para descrever isso, mas infelizmente eu sinto enojado com tamanha estratégia farsante de vendas.

Acho que eu vou chamar esse fenômeno que tenho observado de uma escadaria. Já que não existe comissões sobre vendas indiretas ou de subnível. O fato é que tanto uma escada como uma pirâmide, dependendo de sua altura, pode simplesmente cair.

Claro que por si só, o mercado de cursos online já é uma porcaria cheia de mentiras e farsas, onde produtores defecam cursos online e vendem como se fossem barras de ouro. Claro que, para os leigos, o produto em si é algo maravilhoso e satisfatório.

Lembrando que esse artigo é uma opinião pessoal. Não quero desmerecer nenhum produto mencionado no artigo, apenas desgosto fortemente de qualquer produto que te obrigue a compra-lo para trabalhar com ele. Coisa comum em pirâmide e marketing multinível.

Outra coisa que me desagrado bastante é de empresas que além de ganhar comissões por suas vendas, eles também cobram um valor mensal ou anual para usar a plataforma. Isso é bastante comum em plataformas de revenda de camisetas e outras. Mas isso não vem ao caso hoje.

Cursos da Hotmart que usam uma escadaria sem fim

Como eu disse, tem vários cursos com temperatura alta na Hotmart que utilizam as mesmas estratégias que pirâmides e produtos do marketing multinível ou marketing de rede. O primeiro ponto é que eles te obrigam comprar o produto para ser um afiliado.

Os produtos são de comissão altíssima para chamar atenção, geralmente até 80% de comissão. Geralmente eles ensinam você a vender o próprio curso deles usando redes sociais e as mesmas estratégias de sempre, um perfil de marqueteiro no insta.

Claro que não queremos desvalorizar o conteúdo ensinado no curso, e nem as técnicas de gerar mais vendas utilizadas por eles, mas infelizmente é inegável que tudo isso cria um efeito manada em todo marketing digital.

Tenho percebido o aumento absurdo de supostos profissionais do marketing digital que fica postando seus ganhos no instagram (algo que eu também faço). Quando eu pergunto com o que eles trabalham, adivinha? MSR, 365 e outros cursos semelhantes.

Não desmerecendo ninguém, mas acredito que muitas dessas pessoas ficam presas no mundinho criado por tais produtos ao invés de explorar novas áreas. Sei muito bem que os cursos vivem incentivando as pessoas a inovarem, mas muitos não fazem isso.

O simples fato desses novos afiliados persistirem no ramo ou nicho dinheiro e marketing de afiliados, faz com que o mercado perca sua força, levando muitos brasileiros a comprarem cursos que simplesmente não vão usar ou aplicar.

A pessoa compra o curso, aprende a vender e oferece para outra pessoa, criando assim uma escada sem fim, enriquecendo assim o dono do produto. É uma boa estratégia, mas é algo que pessoalmente acho mercenário demais.

Eu não tenho que reclamar, por mais que esses cursos dizem que a afiliação é fechada para membros que compraram o curso, eu tive a minha afiliação aprovada sem mais sem menos, talvez pelo meu histórico de conquistas e vendas na Hotmart.

Todo mundo querendo virar marqueteiro digital na compra desses cursos baratos e de alta comissão, uma hora essa escada vai chegar tão alto que vai cair igual a uma pirâmide.

São muitos picaretas que criam cursos ensinando a vender o próprio curso.

Builderall – Pirâmide disfarçada de ferramentas de Marketing

Navegando em grupos do Facebook percebi milhares de pessoas desesperadas tentando me vender um tal de Builderall, oferecendo um curso gratuito, mandando mensagens por whats ou chamando no privado do Facebook. Eu simplesmente comecei a rir.

Trata-se de uma suposta plataforma de ferramentas de marketing all in one, que oferece construção de páginas, e-mail marketing, cursos de marketing, afiliação para revenda da plataforma e muito mais. Parece ser algo bom, mas nada vantajoso.

Eu não sei o que eles ensinam dentro da plataforma, mas se ensina as pessoas a entrarem em grupos, mandarem mensagens evasivas no facebook e whats, eu já acho uma grande porcaria. Odeio qualquer curso que ensine SPAM em redes sociais.

Outra prova de que essa ferramenta não passa de um Marketing Multinível é o simples fato de ter opções onde se ganha porcentagem recorrente de pessoas indicadas e de outros indicados por suas indicações.

Não é possível divulgar e ganhar comissões com a venda da plataforma ao menos que você seja um membro dela. Entendo que isso é algo que o dono decidiu, mas ainda assim, apenas sustenta o fato da plataforma não ser nenhum pouco vantajosa.

Mesmo que a Builderall ofereça milhares de ferramentas por apenas 150 reais, você não tem total autonomia, as ferramentas não são precisas. Você pode conseguir muito mais por menos pesquisando por conta própria. Sem mencionar que sites em WordPress são melhores que construtores de sites.

Como não fazer parte dessa escadaria e pirâmide?

Não estou incentivando ninguém a deixar de vender tais produtos de alta temperatura na hotmart. Na verdade, eu mesmo divulgo e acredito no conteúdo desses produtos. O problema está na obrigação de compra e em como as pessoas reagem ao que aprendem.

Acredito que cursos como Fórmula de Negócio Online são bem mais satisfatórios para aqueles que desejam adentrar no marketing digital. Isso porque o curso está com afiliação sempre aberta, não expira por falta de vendas, além de ensinar muito mais coisas.

Ou você pode fazer como eu, não precisa comprar nenhum curso para trabalhar com marketing digital, ao menos que você seja leigo com computadores e não tem a capacidade de aprender sozinho buscando e garimpando na internet. Eu tento ajudar como posso com minhas dicas.

Não estou falando para abandonar o nicho dinheiro, é um nicho muito bom, a escada é realmente sem fim. Pode cair? Sim, mas tudo depende de você. Seja como eu, tente abordar e ver as coisas de uma perspectiva diferente. Duvido que você encontre outro site sobre marketing que fala as coisas da maneira que eu falo, com sinceridade e com transparência.

As vezes eu posso acabar transcendendo nas minhas palavras, nem eu se quer sei sobre o que estou escrevendo nesse momento. A ideia veio simplesmente de observar como esses marqueteiros utilizam de técnicas fuleiras para ensinar novos empreendedores que estão desesperados atrás de dinheiro.

Então, essas foram minhas dicas, tenha cuidado com relação aos cursos que te oferecem. Se a pessoa supostamente fala bem de algo, lembre-se que não passa de propaganda, o único objetivo da pessoa é vender o produto, ninguém quer te ajudar de verdade!

Essa é a realidade do marketing digital! Então, fique atento! Obrigado aos leitores, desculpa minhas loucuras no meio deste artigo. Como disse, não tenho intenção de criticar nenhum produto, até porque eu divulgo a maioria deles. Apenas condeno algumas práticas dos produtores.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta