10 dicas para criar um site de sucesso e aumentar o seu engajamento

WRITTEN BY

Sign up to download our books and receive exclusive content

THE criação de site é muito importante para ter uma boa presença digital. Ela é necessária porque o consumidor moderno, antes de fazer uma compra, faz pesquisas na internet para saber o que os outros clientes têm a dizer.

Então, se a marca tem um site bem estruturado e que transmite uma boa imagem da empresa, consegue traduzir o profissionalismo do negócio.

Inclusive, é importante ressaltar que todo direcionamento feito dentro das páginas e o modo como os elementos que as constituem são apresentados exercem influência sobre as ações.

Por conta disso, muitas empresas criam sites e blogs, e compartilham esses canais nas redes sociais para conquistar um número maior de clientes.

Além disso, é dessa forma que elas conseguem exibir suas soluções e entender quais são as demandas do mercado. Mas não basta criar o site e esperar que tudo se resolva.

É preciso se atentar a alguns detalhes antes de criar o domínio de um negócio na web. Sabendo disso, neste artigo, vamos explicar a importância de criar um site, dar algumas dicas e mostrar como as redes sociais ajudam a gerar engajamento para ele. Confira!

10 dicas para criar um site de sucesso e aumentar o seu engajamento - computador dinheiro

Entenda qual a importância de criar um site

Hoje em dia, procurar por uma empresa na internet e não encontrar um site institucional é, no mínimo, suspeito. Isso significa que os clientes podem desconfiar do negócio, mesmo que ele seja sério.

E pelo fato de o consumidor moderno ter o hábito de pesquisar tudo na internet, se a sua marca não tiver uma boa presença, vai perder oportunidades de negócio para a concorrência.

Sem falar que é por meio do site que um fabricante de tacógrafo digital, por exemplo, constrói sua autoridade de marca. Gerar autoridade é imprescindível, uma vez que ela conquista a confiança das pessoas.

Temos a oportunidade de comprar o mesmo produto ou serviço em diferentes estabelecimentos, por isso, mais do que qualidade e preço justo, o consumidor moderno quer comprar com quem ele se relaciona e confia.

Vamos falar um pouco mais sobre a criação de sites ao longo deste texto, mas, por hora, o que você precisa saber é que esse trabalho segue o seguinte passo a passo:

  • Fazer o registro do domínio;
  • Contratar um serviço de hospedagem;
  • Escolher um bom construtor;
  • Definir um template.  

É dessa forma que seu negócio terá acesso a uma série de benefícios, como o fato de estar acessível para as pessoas a qualquer hora e em qualquer dia.

Ademais, ter um domínio próprio confere mais credibilidade à empresa, evitando que as pessoas pensem se tratar de um negócio amador. Em outras palavras, o portal melhora a reputação de qualquer marca.

Por exemplo, um fabricante de máquina de alinhamento também se torna mais competitivo. Independentemente do tamanho da companhia, é por meio do site que ela vai aparecer entre os resultados de pesquisa, atraindo mais oportunidades de negócio.

Isso se traduz em aumento das vendas, visto que os consumidores poderão conhecer mais sobre as soluções. E se você fizer vendas online, elas podem acontecer 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Agora que você já sabe qual é a importância de ter o seu próprio site, no próximo tópico, vamos dar dicas para criá-lo. Continue a leitura.

10 dicas para criar um site de sucesso e aumentar o seu engajamento - trabalhar em casa

Como criar um site de sucesso

Para criar um site de sucesso, é importante seguir algumas estratégias indispensáveis. Pensando nisso, listamos as principais, sendo elas:

1.    Conhecer o público-alvo

Estude o público-alvo do seu negócio para saber o que ele deseja e como consome. Uma das formas de fazer isso é por meio do Google Analytics. Se você estiver por dentro do interesse das pessoas, será capaz de oferecer exatamente aquilo que elas procuram.

A criação de conteúdos é facilitada, e uma empresa de, por exemplo, consultoria em Segurança do Trabalho vai falar sobre assuntos de interesse da sua audiência.

2.    Manter o site atualizado

O site deve estar sempre atualizado, não apenas para agrado do público-alvo, como do próprio Google. O objetivo desse buscador é oferecer a melhor experiência para os usuários, e se seu site está atualizado, ele o verá com bons olhos.

Assim, seu portal vai aparecer organicamente nos resultados de pesquisa, e atrair um número cada vez maior de visitantes. Isso melhora a credibilidade e aumenta as oportunidades de negócio.

3.    Analisar a concorrência

Verifique e analise tudo o que seus concorrentes têm feito na web, mas isso não significa que você deve copiá-los. Observe as estratégias que atraem as pessoas e as tome como um ponto de partida.

Veja quais são os recursos usados, tendo como base os negócios que são referências em seu mercado.

4.    Investir em conteúdo diferenciado

Uma empresa de assessoria de contabilidade sabe que todos os dias aparecem novas páginas na web, por isso, precisa se destacar. E uma das melhores formas de fazer isso é criando um conteúdo diferenciado.

O visitante precisa chegar a qualquer parte do portal que desejar, então, insira links que o direcionam para outras seções. Dessa forma, os visitantes podem conhecer melhor sobre a empresa e entrar em contato a qualquer momento.

5.    Ter uma estratégia

O desempenho do site vai depender do que você espera dele, além disso, crie uma identidade bem estabelecida e transmita-a pelo site.

Assim como qualquer outra estratégia, é necessário ter um objetivo bem definido, caso contrário, seu domínio não chegará a lugar algum.

Por exemplo, se o seu objetivo é vender mais, então invista em um design que facilite esse processo. Saber qual é o objetivo do projeto vai mostrar quais passos precisa seguir.

6.    Definir quem vai criar o site

Existem plataformas gratuitas ou com valores relativamente baixos, mas seus recursos de design são um pouco limitados, principalmente em relação àqueles criados por profissionais especializados.

Então, se, por exemplo, uma empresa de terceirização de serviços informatica contar com profissionais experientes, vai oferecer um portal compatível com as necessidades de seu público-alvo.

7.    Usar imagens

É necessário usar imagens de qualidade, pois elas conferem mais credibilidade aos conteúdos e ajudam na conversão. Para saber como usá-las, visite os sites de seus principais concorrentes e se inspire nelas. Porém, lembre-se de que é proibido copiá-las.

8.    Definir as cores

O cérebro humano tem reações diferentes a cada cor utilizada, e isso é explicado pela Psicologia das Cores. Elas podem atrair ou repelir as pessoas, por isso, é necessário pensar nelas com cuidado.

Para qualquer empresa, como uma de soluções em internet, não existem cores certas ou erradas, tudo vai depender do objetivo do site e do público-alvo.

9.    Escolher as fontes

A tipografia utilizada, assim como as cores, pode criar uma experiência positiva ou negativa. De acordo com um levantamento, 90% das empresas utilizam verdana, lucida grande, arial ou georgia.

Se você tiver dúvidas na hora da escolha, consulte um profissional ou analise o que é feito nos sites de seus concorrentes.

10.  Design responsivo

Por fim, invista em um design responsivo para o seu site, pois ele poderá ser acessado por meio de computadores e smartphones.

Ele se ajusta a qualquer tamanho, o que é importante, tendo em vista que muitas pessoas pesquisam tudo o que precisam, como tanques industriais, no Google. Além disso, eles carregam mais rápido, o que garante uma boa experiência ao visitante.

10 dicas para criar um site de sucesso e aumentar o seu engajamento - escrever blog

Como usar as redes sociais para ampliar o engajamento

Seu site não depende apenas de uma boa estrutura, mas das maneiras que você vai usar para divulgá-lo, e assim conquistar um número maior de visitantes.

Uma das melhores formas de fazer isso é usando as redes sociais. Por meio delas, você pode compartilhar conteúdos e outros links que direcionam seus seguidores para o seu domínio.

Faça anúncios nessas plataformas que levam as pessoas ao site também, assim, elas podem conferir um pouco mais sobre o negócio e conhecer suas soluções, missão, visão, valores e assim por diante.

Ao fazer isso, um fabricante de exaustor industrial, por exemplo, permite que um número maior de usuários chegue ao site, o que amplia o engajamento e, consequentemente, as oportunidades de negócio.

Conclusion

O site é o cartão de visitas da sua empresa, sem ele, os consumidores não têm respaldo para se comunicar com você, conhecer seus produtos e serviços, nem confiar na sua marca.

Mas não basta criar um site e achar que está tudo certo. É necessário saber estruturá-lo para que ele seja atraente e ajude a companhia a conquistar seus objetivos.

Neste artigo, você conheceu todos os recursos necessários que seu site precisa ter. Ao investir em cada um deles, seu domínio terá toda a estrutura necessária para levar a organização a um número cada vez maior de pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply