Conheça os passos ideais para obter resultados com marketing de afiliados

O chamado marketing de afiliados é uma nova maneira de conseguir um bom dinheiro no final do mês, bem como conseguir colocar aquele plano engavetado em andamento. Assim, essa é mais uma das diversas oportunidades que somente o meio digital possibilita.

Já pensou em ganhar dinheiro sem sair de casa e trabalhando somente o tempo que você desejar, além disso sem custos para você? Parece mais um conto da Carochinha, mas é bem diferente, pois é verdade e é uma realidade que muitas pessoas estão vivendo. 

Isso acontece porque o marketing de afiliados é um esquema de trabalho que gera o que chamamos de renda passiva, ou seja, após uma série de publicações e retornos de seus seguidores e leitores, você passa a ganhar dinheiro somente por tê-las feito. 

É como ganhar dinheiro com o YouTube, só que ao invés de vídeos, você está lucrando com textos e publicações em blogs e redes sociais. As publicações ficam rendendo e você não precisa vender um produto, apenas fornecer o espaço para a divulgação.

Esse tipo de parceria está se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje e você precisa saber os motivos que fazem o marketing de afiliados se tornar algo tão rentável no mundo digital. 

Trabalhar com esse sistema pode ser os seus elementos de fixação para abrir as portas daquela viagem dos sonhos, ou quem sabe garantir o aluguel daquele apartamento tão sonhado mais próximo do centro da cidade?

Hoje vamos falar do marketing de afiliados, destacando as diversas formas e passos de conseguir obter bons resultados dentro do mercado digital, trabalhando o quanto você desejar.

Conheça os passos ideais para obter resultados com marketing de afiliados - lgpd

O que é marketing de afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma nova forma de ganhar dinheiro pela internet, somente divulgando produtos aos quais você não necessariamente precisa obtê-los. Em vez disso, você os promove em seus sites e redes sociais de diversas formas e métodos.

Basicamente, você encontra um produto que gosta e acredita que as pessoas que consomem seus veículos de comunicação possam querer adquiri-lo, então você faz uma parceria com a distribuidora desse produto e o divulga nesses canais. 

É importante dizer também que as pessoas podem trabalhar com o marketing de afiliados e ter outro trabalho, como fazer a administração de uma empresa de coleta de resíduos, ser arquiteto, motorista de aplicativo ou qualquer outro segmento.

No início é bem comum que as pessoas foquem em utilizar do Marketing de afiliados como uma forma a mais de garantir um dinheiro extra no final do mês. Pessoas que vivem unicamente dessa estratégia, já têm canais de comunicação bem estruturados. 

Então, caso os seguidores comprem o produto e se esforcem para obtê-lo, você ganhará uma comissão em cima da compra ou do acesso à página. Todo o processo de marketing de afiliados depende de 4 etapas importantes para ser construída.

Essas quatro etapas envolvem diferentes agentes dentro da parceria, são eles: O comerciante, o afiliado, o consumidor e a rede. Falaremos logo a seguir de cada um deles, para que seja possível a construção de uma ideia mais consolidada sobre a estratégia.

Conheça os passos ideais para obter resultados com marketing de afiliados - yahoo

O comerciante

Esse é o primeiro agente, que costuma ser o revendedor ou o vendedor dos produtos. É comum que no marketing de afiliados grandes empresas sejam as responsáveis por essa parte da afiliação. 

O interessante é que não necessariamente precisam ser grandes big techs, mas existem muitas empresas, como Startups, que vendem algum tipo de nova tecnologia ou até algum curso que precisam de pessoas para fazer a divulgação do trabalho.

Assim, acabam registrando o produto em um sistema chamado de REDE, que falaremos logo a seguir, e a divulgação do produto pode ser feita por qualquer pessoa que encontre um potencial de vendas nele.

Pense em uma empresa especializada em advocacia condominial que deseja vender um curso que ensina novos advogados a administrarem a parte jurídica do setor sindical e hotelaria. Essa empresa deve registrar o curso em uma plataforma, para que as pessoas o divulguem.

O afiliado

Esse agente pode ser considerado também como o editor, ou seja, a pessoa que decide o que vale ou não a pena de divulgar. Dependendo do tamanho da influência que o afiliado tiver, ele pode atingir um público nichado ou até empresas inteiras.

O interessante é que esse agente decide divulgar um ou diversos produtos dentro de uma mesma rede, com o objetivo de atingir o maior número possível de clientes em potencial de um determinado produto.

Provavelmente você já deve ter observado em algum tipo de site ou blog o que chamamos de review de produto. As pessoas testam algum item em específico e acabam por fazer a divulgação dele para os seguidores que as acompanham. 

Quanto maior a influência que esse canal tiver, mais produtos serão divulgados nele e mais fácil será dessas pessoas ganharem comissões baseadas na influência que exercem em seu público nichado. 

Há também aqueles sites que só fazem a divulgação de produtos diversos. Note que não existe a necessidade desses sites dizerem que são de algum tipo de segmento específico, onde exista a necessidade de uma gestão de segurança do trabalho.

Conheça os passos ideais para obter resultados com marketing de afiliados - dinheiro ganancioso

O consumidor

Esse é o terceiro e o mais importante de todos os agentes dentro do Marketing de Afiliados, afinal sem que ele exista, não há como nenhum dos outros agentes lucrarem com a estratégia. Basicamente todas as estratégias são focadas para atingir o consumidor. 

Esse agente é responsável por fazer o marketing girar. É interessante a relação entre o consumidor e o afiliado, afinal esses dois agentes estão há todo o momento em contato direto um com o outro.

Por isso, é de responsabilidade do afiliado ser transparente ou não com referência ao trabalho que está realizando dentro do seu canal de divulgação. Alguns consumidores não gostam de saber que o site que eles seguem é pago por divulgar algo.

Mesmo que todo o tipo de divulgação seja assim, eles preferem que não seja dito. Enquanto outros gostam da transparência para definirem melhor até onde podem acreditar ou não no que está sendo dito pelo divulgador do produto. 

Independentemente da forma ou do produto, sejam peças para carretas ou peças eletrônicas, o afiliado continua ganhando a comissão. A liberdade pode ser utilizada como você desejar, seja você um afiliado ou não. 

A rede

Já neste quarto ponto,  tudo é trabalhado como uma base de dados para os afiliados. É o local onde o afiliado encontra o produto a ser divulgado e pode acessar informações sobre os produtos para a sua divulgação. 

Assim, os itens a serem divulgados pelos afiliados precisam estar registrados na rede. Pode ser um produto ou um serviço, seja qual for o método de divulgação a ser utilizado pelo afiliado. 

É comum que grandes marketplaces tenham redes de afiliados e permitam que qualquer pessoa faça a divulgação de seus produtos em rede. Caso você não se dê com alguma plataforma, basta trocar, assim como faz com uma troca de pastilha de freio.

Além disso, você também pode escolher mais de uma, e trabalhar para diferentes empresas e realizar a divulgação de variados tipos de produtos. 

Conheça quais são os tipos de divulgação 

Cada divulgação gera um tipo de lucro, dependendo do contrato estabelecido com a empresa que paga, os valores também alternam de acordo com a plataforma, deste modo cada afiliado escolhe o melhor método que irá aderir e a quantidade que quiser fazer.

Os tipos são:

  • Custo por clique: valor pago por clique na divulgação;
  • Custo por ação: valor pago por ação proveniente do usuário;
  • Custo por mil impressões: valor pago por 1000 interações feitas;
  • Custo por venda: valor pago por venda realizada; 
  • Custo por lead: valor pago por cadastro ou ação;
  • Custo por formulário: valor pago por formulário preenchido.


Por exemplo, o valor pago por uma empacotadora, eletrônico, curso, podcast ou seja qual for o produto divulgado, depende da empresa, e a divulgação depende do afiliado, podendo ser realizada em sites, blogs, redes sociais, Youtube e até e-mail marketing. 

Para se tornar um afiliado, basta fazer o registro em alguma plataforma e escolher os produtos a serem divulgados. Em seguida, educar sua audiência para consumir os produtos com posts constantes e de qualidade. 

Conheça os passos ideais para obter resultados com marketing de afiliados - vantagem de ser afiliado

Benefícios do marketing de afiliados

Se você aderir a todas as dicas que demos no decorrer do artigo e se tornar um novo afiliado de alguma grande empresa, com o tempo poderá aderir a diversos benefícios dessa estratégia.

Entenda que as empresas estão pagando para pessoas anônimas divulgarem seus produtos, e isso não gera custo a você, apenas lucro. É claro que será preciso montar um esquema para fazer a divulgação, pois a qualidade é sempre importante.

Você finalmente conseguirá adquirir aquele dinheiro passivo no final do mês, após um trabalho feito com bastante esforço, até aprender os esquemas da estratégia. O legal é que você não precisa ser um especialista, basta organizar bem as ideias.

Pense, para divulgar dutos de exaustão precisa ser engenheiro: Não, apenas consultar um e buscar uma forma de divulgar o produto, se for de bom potencial, você consegue um dinheiro em cima disso. 

Desta forma o marketing de afiliados está ganhando cada vez mais interações. Você pode ser o próximo, então, por que não tentar? 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta