Como utilizar o Instagram para potencializar as vendas

Estratégias básicas de marketing digital para grandes e pequenas empresas

Com a constante digitalização do mercado, o uso das redes sociais se intensificou, e hoje em dia, o Instagram é praticamente sinônimo de vendas. Na intensa mudança e divulgação de informações, o empreendedor pode ficar perdido, mas com algumas orientações básicas já  é possível começar a transformar o Instagram em uma verdadeira máquina de vendas.

Existem muitos caminhos possíveis. O ideal é procurar por uma consultoria, estabelecer um time dedicado e analisar que tipo melhor se encaixa no perfil do negócio. No caso de grandes empresas que procuram aumentar a taxa de conversão, por meio de estratégias de marketing digital, o estabelecimento de uma presença online pode começar por alguns aspectos simples. 

<strong>como utilizar o instagram para potencializar as vendas</strong> - image

Foco no feed

Para utilizar a rede social em todo o seu rendimento, é necessário ter um feed consistente. O algoritmo do Instagram valoriza perfis que fazem postagens frequentes e que estimulam seus seguidores. 

A palavra de ordem é engajamento. Quanto mais engajados os seguidores, maior é o poder de captação da plataforma. E, para gerar engajamento, é necessário investir em:

Marketing de conteúdo

A criação de conteúdos relevantes é essencial no estabelecimento de uma relação de confiabilidade. A publicação de textos sobre assuntos relacionados ao dia a dia dos seguidores e aos produtos da marca é um bom começo. Junto desse gênero de postagem também podem ser empregadas técnicas de captação de leads, como a disponibilização de e-books e cursos. Quanto melhor e mais relevante o conteúdo, maior a quantidade de comentários e interações; logo, maior é a possibilidade de captação, mais pessoas chegam ao fundo do funil de vendas e mais clientes se convertem em promotores.

Relacionamento com o público

E, quanto maior é o engajamento, mais necessário é o investimento nas interações. Não adianta um perfil ter bom conteúdo e receber diversos comentários se esses comentários não são respondidos. O ideal é ter uma equipe ou um profissional dedicado à tarefa de responder comentários, curtir, compartilhar outros conteúdos e abusar de ferramentas como enquetes e caixas de pergunta no stories, para gerar ainda mais engajamento. Uma marca que tem presença online similar a de uma pessoa comum, ou melhor, a de um influencer, tem mais sucesso nas suas estratégias.

Branding

E todo engajamento só é efetivo de verdade se houver uma estratégia de branding por trás das postagens, conteúdos e interações. A criação de uma marca reconhecível e com forte presença online resulta em respeito, reconhecimento e presença mais forte no mercado. Para tal, o ideal é que os conteúdos transmitam a missão e os valores da marca, criem a sensação de parceria com seus clientes e de autoridade nos assuntos abordados. Com uma boa estratégia de branding, a marca tem mais presença, mais engajamento e mais conversão.

Pequenos negócios

E, para as lojas online com perfil de microempresa, todas essas estratégias também podem ser utilizadas, mas se tornam ainda mais úteis as seguintes ferramentas e dicas:

Loja direta no Instagram

É possível vender diretamente no Instagram, com um perfil que age diretamente como vitrine, disponibilizando botões que levam diretamente para o link de compra do produto selecionado. Basta transformar o perfil do Instagram em Perfil Comercial e procurar pela funcionalidade Instagram Shopping.

Postagem consistente

E, para manter as vendas diretas, é necessário também um perfil consistente, com uma estética predefinida, boa fotografia de produto e postagem constante. Quanto mais chamativo o feed, maior a chance de ganhar seguidores e fazer vendas. O ideal é manter um planejamento de produção e divulgação de produtos, pensado a partir do ritmo desejado e de fatores como os melhores horários para postar no Instagram.

Todas essas dicas, claro, precisam ser colocadas em prática com um conhecimento básico dos mecanismos das redes sociais. Isto é, o uso de hashtags, bio apropriada, formato, linguagem, stories, reels, fotos e vídeos.

Hashtags

As hashtags são palavras-chave diretamente inseridas na postagem e que funcionam como classificação, botão de pesquisa automático e mecanismo de filtragem. Quando uma pessoa utiliza a hashtag na barra de pesquisas do Instagram, ela visualiza posts que contêm a hashtag determinada. Para manter as postagens visíveis e com bom alcance, é preciso fazer uma boa pesquisa e saber quais hashtags utilizar. 

Dica: é importante, também, criar a sua própria hashtag.

Bio

A bio do Instagram diz ao possível cliente o que é a empresa, o que ela faz e onde ele pode encontrar mais a respeito. Nesta importantíssima seção da plataforma, o ideal é utilizar palavras-chave, especialmente no nome da página, fornecer links e resumir os valores, a missão ou os serviços e produtos oferecidos. 

Dica: para fornecer mais de um link ao público da página, é possível utilizar o Linktr.ee, plataforma que produz páginas com lista dos links do seu negócio.

Formatos de postagem

No Instagram, é possível produzir conteúdo em diferentes formatos. O mais popular, sem dúvida, é o carrossel. No carrossel, uma série de imagens resume o conteúdo de maneira prática, rápida e ideal às características da rede.

No entanto, para ter consistência no engajamento, é importante investir nos diferentes formatos. O vídeo, por exemplo, é ainda mais dinâmico, pode chamar a atenção e resumir promoções ou informações sobre eventos. O vídeo pode ser uma postagem direta, ou um reels, que permite mais tempo e ainda mais detalhes, possibilitando, por exemplo, conteúdo institucional. Para tirar o máximo proveito do Instagram, é preciso diversificar o conteúdo, utilizando diferentes formatos, de acordo com as estratégias vigentes. 

Por fim, a página que utiliza os stories para criar engajamento, por meio de enquetes, perguntas e respostas, divulgação de postagens, etc., tem muito mais visibilidade e potencial de engajamento. 

O marketing nas redes sociais é reflexo da intensa modernização dos meios de comunicação e da mudança de comportamento do consumidor. Fazendo bom proveito das estratégias mais populares, o empreendedor pode impulsionar as vendas, se destacar e permanecer estável no mercado cada vez mais competitivo. A cada dia, a necessidade de digitalização se torna uma realidade universal.