A maioria dos plugins de tradução do WordPress como Translatepress, Polylang, WPML utilizam apenas a API do Google ou outra para traduzir os sites, o que torna o custo da tradução extremamente salgado.
A Open AI com GPT 3.5 turbo possibilitou traduções de forma cem vezes mais barata e consistente. Para se ter ideia, enquanto o Google cobra 20 USD a cada 1.000.000 de caracteres. O GPT da OpenAi cobra 0.0020 a cada 800 palavras ou cerca de 5.000 caracteres.
Usando o GPT 3.5 gastamos menos de 2 USD para traduzir 1.000.000 de caracteres, tornando assim o uso de API de tradução bem mais barato e conveniente.
Anteriormente era necessário burlar a API do Google com novas contas ou traduzir manualmente usando Banco de Dados e Google Sheet, algo que geralmente é complicado, trabalhoso e perigoso ter erros.
Nesse artigo vou compartilhar duas maneiras de usar o GPT para traduzir suas strings do Translatepress. Uma das maneiras podem ser replicadas em qualquer plugin de tradução como WPML e Polylang.
1 – Criando uma Automação
Cansado de esperar o Suporte da Translatepress nativamente integrar ao GPT, eu mesmo decidi criar uma integração remota usando aquelas ferramentas de automação como Zapier ou Make.
O grande problema é que meu servidor se conecta ao banco de dados apenas via SSH Tunnel, então não consegui usar essas duas ferramentas, mas recorri a melhor opção chamada de N8N.
Trata-se de um OpenSource que permite você instalar um sistema de automação própria no seu servidor, perfeito para milhares de tarefas. Graças a essa ferramenta consegui conectar ao meu banco de dados e criar a automação.
Veja abaixo como eu criei essa automação que pode ser ainda mais melhorada e customizada para satisfazer suas necessidades, ignorar strings, substituir palavras e fazer qualquer outra alteração avançada nas traduções e nos bancos de dados do seu WordPress.
Abaixo vou deixar o comando que tenho usado para traduzir corretamente usando o GPT. Esse comando foi criado em inglês para ter melhor efeito, também usamos chaves em PHP para as variáveis de idioma, no caso ao aplica-lo no N8N ou outra ferramenta de automação isso deve ser modificado.
I want you to act as a translator from $source_language to $language_code. I will speak to you in $source_language you will translate in $language_code. The entries I am going to send may have texts in other languages or untransducible, return words it unmodified. Only include the translation and nothing else, do not write explanations here. If an input cannot be translated, return it unmodified.
2 – Personalizando um Plugin
Se você é programador, vai conseguir facilmente criar uma integração para o Translatepress ou outro plugin baseando-se nos arquivos PHP que fazem a tradução com Google API e Deepl. Basta aproveitar a base deles e customizar num plugin personalizado.
Parece fácil fazer, mas eu pessoalmente não tinha nenhuma noção de programação, até que depois de muito trabalho consegui criar o Plugin insistindo ajuda do Suporte do Translatepress que não tem absolutamente nenhuma obrigação, e também com ajuda do próprio chat GPT.
O plugin funciona perfeitamente e hoje substitui a automação anterior feita no N8N, mas infelizmente não posso disponibilizar publicamente esse plugin. Felizmente eu ensino e disponibilizo essa integração aos alunos do meu curso de tradução em português.
Caso você não fale português, ainda assim vale a pena você adquirir nosso curso que num futuro próximo podemos traduzir, além de ele incluir a licença e essas extensões mencionadas anteriormente. Também disponibilizamos códigos que podem ajudar a customizar seu banco de dados.
Você também pode tentar entrar em contato para conversarmos sobre essa Automação Única que a Translatepress não teve coragem de arrumar. Estou a disposição de ajuda-lo a traduzir seu site!
Vídeo aula de Nosso Curso de Tradução
Abaixo vamos deixar uma vídeo aula de nosso curso de tradução, publica, explicando como você pode instalar nosso plugin e configurar a API da OpenAI.