Como funcionam as estratégias entre artistas e marcas no branding

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

Entenda como as marcas de moda e os artistas se reúnem para criar produtos personalizados  

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, muito além de marcas e bons produtos, os consumidores estão buscando viver experiências. E é justamente em razão desse movimento que muitas marcas têm fechado parcerias com artistas.

Já pensou se além de comprar tênis confortáveis você também tivesse a possibilidade de combiná-lo com uma jaqueta assinada por um artista famoso? Ou, ainda, se o seu tênis fosse assinado por um artista que você admira? As estratégias de marketing de muitas marcas brasileiras têm trabalhado para oferecer essa experiência aos seus clientes. 

Collabs entre marcas e artistas

Quando ouvimos uma música, por exemplo, é cada vez mais comum ouvirmos citações a marcas famosas. Já quando vemos um clipe, é cada vez mais recorrente a exibição de logomarcas explicitamente ou algumas propagandas veladas de marcas de moda, lifestyle e até mesmo de alimentos. Tudo isso se dá por parcerias que levam em conta o “fit” entre marcas e artistas para fortalecimento de ambos. As parcerias, também chamadas de “collabs”, são realizadas entre marcas e artistas e têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Grande parte dessas parcerias são realizadas entre marcas de moda e artistas visuais, porém, como dito anteriormente, pode envolver os mais variados segmentos e tipos de artistas.

Um exemplo é a collab entre a Yuool e o artista Eduardo Kobra. O artista, nascido em 1975 na periferia de São Paulo, começou a sua carreira como Street Art e depois se tornou um muralista. Hoje, é um artista muralista conhecido nos cinco continentes.

Em 1995 fundou o Estúdio Kobra, focado na produção de painéis artísticos e que conta com uma equipe de outros doze artistas. 

Com uma sensibilidade apurada para questões sociais, Kobra é detentor do recorde de maior mural grafitado no mundo, pintado nos jogos olímpicos do Rio em 2016. 

Com uma carreira sólida e um currículo invejável, os consumidores têm a possibilidade de adquirir uma peça de moda assinada pelo artista. Por isso, as collabs representam uma oportunidade única de consumir arte e moda.

Outro exemplo improvável e que deu muito “match” foi a parceria entre Cheetos, famosos snacks da empresa PepsiCo, e a cantora Anitta, que iniciou com um videoclipe da cantora num supermercado devorando os salgadinhos da marca, que está em parceria com a artista até os dias atuais. A parceria se deu pela combinação de atitude e irreverência tanto da cantora quanto da marca, e tem tido sucesso desde 2017.

Man and woman sitting on bench playing guitar

Diferenciais das collabs

Além da já mencionada possibilidade de adquirir uma peça de moda assinada por um artista reconhecido a nível nacional e, por vezes, internacional, as collabs também se destacam pela exclusividade.

Muitas marcas que fecham parcerias com artistas produzem uma quantidade limitada de produtos. Usando o exemplo da collab entre a Yuool e o artista Kobra, os tênis produzidos em parcerias são exclusivos, com número de série de um ao 4 mil. 

Para quem busca viver uma experiência única com uma marca, a possibilidade de adquirir uma peça assinada por um artista com tiragem limitada torna toda a experiência ainda mais singular. 

Além disso, para as empresas, as collabs são estratégias que permitem expandir públicos, consolidar marcas, alcançar reconhecimento no mercado e até aumentar as vendas. 

Collabs na prática

Marcas, consumidores e artistas se beneficiam das estratégias de branding. O mais importante é que as marcas dialoguem com artistas e consumidores, compartilhando dos mesmos valores e objetivos.

Para isso, as marcas precisam investir em planejamento e estratégia, conhecendo o público e usando a criatividade para produzir e se comunicar com o mercado.