Como fazer Pesquisas em site sem busca

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Já entrou em algum site da internet, procurando por algum artigo que você sabe que existe, mas não encontra nenhum campo de busca no site? Isso é frustrante certo? Que tipo de criador de site não deixa um campo de busca? Neste artigo vamos explicar como você pode fazer pesquisas em sites que não tem a barra de busca.

O que somos sem os buscadores? Graças aos sistemas de busca, somos capaz de encontrar sites de nosso internet. Além disso, dentro dos sites encontramos barras de busca que ajuda a encontrar determinado assunto no site. Por que diabos alguns sites não tem busca?

Muitas vezes o criador do site esquece da existência dessa ferramenta, ou talvez esteja ocultando as páginas de um blog, tentando dar foco a apenas determinada página. Muitos escrevem artigos que desejam ser encontrados apenas no Google. Felizmente existe diversas formas de substituir essa barra de busca e fazer pesquisas em determinados sites sem problemas.

Como fazer Pesquisas em site sem busca

Usando uma URL no site

90% dos sites da internet utilizam o WordPress como gerenciador de conteúdo. Apesar de alguns removerem a opção de busca do site, ela ainda existe e pode ser acionada através da URL. Você pode experimentar fazer uma busca da seguinte forma:

Na barra de endereços one está o link da página inicial do site, depois do [/] digite [?s=] + [palavra que deseja buscar]. Igual temos abaixo:

kevinbk.com/?s=palavra-que-deseja-buscar

A função [?s=] permite fazer uma busca na maioria dos sites, mesmo que não tenha uma barra de pesquisa. Não é necessário adicionar os [-] na frase que deseja buscar, o navegador automáticamente substitui os espaços por caracteres que os representa.

Se o site for um Blogger ou blogspot.com, você pode realizar uma busca utilizando: /search/?palavra-buscada

Caso o site utilize alguma CMS ou sistema desconhecido, você pode procurar em seu código fonte alguma informação da CMS, buscar por outro site que utiliza a mesma CMS e aprender a forma que ele realiza a busca examinando a URL.

Como fazer Pesquisas em site sem busca

Usando o Google

Usando essas simples 3 letras no domínio do site você é capaz de buscar qualquer artigo ou conteúdo presente nele. Caso o ser humano arrume uma forma de desativar essa função, existe uma outra opção chamada Google.

Isso mesmo, o Google oferece diferentes filtros de pesquisa que você pode usar para especificar sua busca. Basta você digitar a palavra que deseja buscar, depois digitar site:nomedosite.com para encontrar resultados apenas nesse site designado.

O mesmo pode funcionar em outros buscadores semelhantes, que na maioria das vezes usam as mesmas funções do Google. Mesmo que o buscador não tenha essa função, você pode digitar a URL do site que o buscador vai mostrar resultados daquele site.

A busca do Google as vezes é mais precisa que a busca interna do site. Então caso não esteja encontrando algo internamente no site, tente o Google. As vezes a busca do WordPress é meio maluca e exibe o que procuramos nas ultimas páginas. Felizmente o Google prioriza a relevância.

Como fazer Pesquisas em site sem busca

E se o site tiver ocultado do Google e outros buscadores?

Algo ainda mais grave pode acontecer, talvez o autor do site não deseja que seus artigos sejam encontrados com facilidade (louco) e desativou a indexação de resultados no Google. O que você pode fazer para encontrar algo que procura?

O autor pode ter desativado o robô do Google, mas provavelmente não desativou todos os rastreadores, procurando pela menção do domínio no Google, você pode acabar encontrando algum site que rastreio as paginas dele, facilitando sua busca.

Talvez o link que esteja procurando, foi enviado e alguma rede social como facebook e instagram, tente procurar nesses sites pelas palavras-chaves que deseja encontrar. Com um pouco de paciência você pode encontrar o que deseja.

Os autores de site sempre deixam alguma coisa passar, se você souber o que está procurando, não desista, procure em outras fontes, procure em diferentes sites, canais do youtube e outros. Mesmo que o link esteja criptografado, você pode ser capaz de encontrar!

Espero que as dicas deste artigo ajudem você a encontrar o que você procura. Se você tem um site e desativou a função de busca, deixa de ser lerdo e ative essa função. Mesmo que não seja tão utilizada, ela é uma mão na roda na hora de procurar.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta