A infestação de gurus do marketing digital

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Cresceu de forma estrondosa o número de pessoas que querem trabalhar na internet vendendo produtos digitais através de plataformas como Hotmart. Infelizmente essas pessoas querem saber apenas de vender cursos relacionados a ganhar dinheiro na internet.

Algo totalmente compreensível, todos precisam de dinheiro. Esse meu site entra na categoria dinheiro e divulga cursos com objetivo de introduzir as pessoas no marketing digital. Então, basicamente eu também sou um Guru do Marketing Digital.

O grande problema é que a maioria dos Gurus do Marketing Digital Hoje, promete ensinar outros a ganhar dinheiro na internet, sendo que nem eles mesmo ganham tanto dinheiro assim. O único objetivo deles é te vender um curso online.

Muitos usam as mesmas estratégias de marketing, vendem as mesmas coisas e prometem sonhos que não são capazes de realizar. Dizem que o marketing digital é algo fácil, sem nenhuma honestidade em relação ao verdadeiro trabalho.

– A origem dos gurus do marketing – O problema dos Empreendedores Digitais – O erro do Marketing dos Gurus? – O que os cursos de marketing digital ensinam?  – O nicho marketing digital está ficando saturado?  – Como ter um negócio estruturado na Internet?

A origem dos gurus do marketing

Os gurus do marketing digital sempre existiram. Desde sempre, muitas pessoas aprendem os macetes do mercado e começam a copia-los. Um dos macetes mais famosos é o fórmula de lançamento do Erico Rocha.

Em 2019 o fenômeno está acontecendo no Instagram. Diversos jovens tem me seguido nas redes sociais, em seu perfil vemos que ele trabalha com Marketing Digital, faz mentoria e tem um link para algum curso de Marketing como MSR ou Método Expert.

Eles exibem seus resultados de vendas e prometem te ensinar a trabalhar na internet como eles, vendendo um de seus cursos em troca da gorda comissão que recebem, geralmente maior que 50%.

Não que isso seja errado, eu mesmo faço isso, posto meus resultados e divulgo diferentes cursos nos meus sites. O problema está na forma que as pessoas tem feito isso, usando de mentiras e falácias para realizar vendas.

Na verdade o marketing sempre foi algo mentiroso. Seja em lojas ou produtos, as pessoas mentem para vender. Se você não vê problema nisso, tudo bem. Já eu penso que no marketing digital a satisfação do cliente tem que vir em primeiro lugar.

A infestação de gurus do marketing digital

O problema dos empreendedores digitais

Muitos que conhecem o mercado de afiliados e compram um curso de marketing digital, acaba levando ao pé da letra todo processo ensinado no curso, não diferenciando nenhum pouco e trabalhando apenas na divulgação do produto que comprou.

O Mercado de Afiliados está virando meio que um Marketing Multinível ou Pirâmide, onde as pessoas aprendem apenas a vender o produto que compraram para outras pessoas, prometendo rios de dinheiro como algo fácil e que demanda pouco tempo.

Alguns cursos online apenas ensinam a pessoa a mentir criando um perfil de uma pessoa bem sucedida, apenas com objetivo de chamar atenção e conseguir vender o curso. Fazendo a pessoa ter uma ilusão de que vai conseguir dinheiro fácil.

Algo parecido tem acontecido com os famosos Coaching, onde pessoas ganham dinheiro para levar pessoas de uma ponta a outra, mesmo não tendo absolutamente nenhuma formação ou conhecimento do assunto. Alguns escrevem e vendem até livros.

A infestação de gurus do marketing digital

O erro do Marketing dos Gurus?

Muitos estão mentindo para seus clientes, que geralmente compram o produto empolgado, mas pela falta de determinação, acaba não tendo nenhum resultado ou se desiludindo depois. Pesquisas afirmam que apenas 10% das pessoas conseguem resultados com tais cursos.

A culpa está no produto em questão? Claro que não, o problema desse marketing é que as pessoas são pegas pelo impulso, mentiras e pela emoção. Muitas não estão realmente determinadas a aplicar todos os ensinamentos e conseguir os resultados.

Isso também acontece em cursos presenciais, eu mesmo fiz muitos cursos que praticamente não serviram para nada. O problema é que essas mentiras acabam criando um receio das pessoas, junto com uma propaganda negativa para cursos online.

Suponhamos que uma pessoa, pega pela emoção, compra um curso e depois se decepciona. Isso faz com que elas espalhem sua experiência negativa do curso, criando um pre-conceito errado sobre cursos online, afetando negativamente todo mercado.

Infelizmente o ser humano só pensa nele mesmo, eles querem resultados imediatos, então criam produtos de baixa qualidade e vendem como algo de alta qualidade e por um preço abusivo. As pessoas estão vendendo sonhos e não realidades!

A infestação de gurus do marketing digital

O que os cursos de marketing digital ensinam?

A maioria desses cursos online ensinam a pessoa a vender o curso que compraram através das redes sociais, Instagram, Whatsapp e Facebook. Ensina o básico a plataforma Hotmart e também a interação e macetes de vendas.

Os cursos realmente ensinam o que as pessoas querem aprender. O problema é que as pessoas seguem apenas o que se ensina no curso, não se aprimorando ou criando um negócio estruturado e único no mercado.

Para pessoa sobreviver a todas as mudanças que acontecem no mercado digital, ela precisa se aprimorar a cada dia. Ela precisa aprender a ser independente do curso, aprender coisas sozinho usando o Google, raciocinar e não depender de outros.

A minha crítica não é aos cursos que eu mesmo vendo, mas sim a forma que as pessoas consomem e aplicam o curso. Muitos desistem fácil demais, inclusive pretendo escrever sobre essa desistência. O fato é que se a pessoa não se atualizar, ela fica para trás.

A infestação de gurus do marketing digital

O nicho marketing digital está ficando saturado?

Apesar de não gostar nenhum pouco da infestação de pessoas fazendo a mesma coisa interessadas em ganhar dinheiro, acredito que isso não deva ser uma preocupação para aqueles que desejam trabalhar sério nesse mesmo nicho.

Eu comecei o kevinbk.com e em poucos meses tive resultados, mesmo Dinheiro e Marketing sendo um dos nichos mais concorridos da internet. São 200 milhões de brasileiros, se eu conseguir vender para 10.000 pessoas já me torno milionário.

Suponhamos que você venda 10.000 cursos que rendem 300 reais cada, você já fatura 3 milhões. Não importa o nicho, todo dia mais crianças estão ficando adultas e se interessam por essa ou outras coisas. Idosos também estão entrando agora no mundo da internet.

A concorrência nunca deve ser motivo para fazer você desistir de trabalhar online. Meu amigo Luiz Rafael do Programa Japonês Online disse que as dezenas de cursos online de japonês que surgiram nos últimos anos é algo positivo e esquenta o mercado.

Você deve ter um pensamento positivo em relação a isso. Eu demorei entrar nesse nicho de marketing digital com medo da concorrência. Se eu tivesse feito isso antes, poderia estar num patamar muito mais elevado. Arrependo de não ter entrado antes.

Caso seu nicho não seja lucrativo, sempre tem a chance de você mesmo criar um produto relacionado ao nicho ou levar seu público para um nicho um pouco diferente. Não desista como a maioria! A dica que posso dar atualmente é: Seja diferente!

A infestação de gurus do marketing digital

Como ter um negócio estruturado na Internet?

Como eu citei, a maioria dos gurus do marketing que encontramos no Instagram não estudam ou sabem tudo sobre marketing digital. Uma hora essa fonte de lucro que alguns conseguem vão secar se eles não estruturarem seu negócio.

Lembro-me que em 2014 eu comecei na Hotmart vendendo cursos que ensinam jogar na loteria, vendi 30 cursos de loteria nas redes sociais, depois disso nunca mais consegui vender um curso sobre isso.

Eu trabalho atualmente criando um negócio estruturado, um site focado num nicho específico junto com suas redes sociais e canal do youtube. Eu foco em entregar conteúdo para os usuários e conquistar visitas orgânicas no site.

Depois de satisfazer o meu público, automaticamente eles sentem prazer em comprar o que estou disposto a vender. Eu crio uma confiança verdadeira, eu conheço meus fans, sei do que precisam e desejo entregar o melhor para eles.

No meio de tantos cursos online sobre marketing digital, eu tenho o prazer de dar foco ao Fórmula Negócio Online. Isso porque vejo o curso entre os mais vendidos desde 2014. Seu conteúdo também é rico e ensina muito mais que os outros.

Enquanto muitos cursos ensinam apenas algo específico como tráfego pago, perfil no Instagram, redes sociais, criação de site e visitas orgânicas, o Formula Negócio Online do Alex Vargas ensina tudo isso e muito mais em um único curso com preço acessível.

A infestação de gurus do marketing digital

Então caso você seja alguém sem experiência com informática e realmente deseja entrar no Marketing Digital, esse é praticamente o melhor curso que posso recomendar atualmente, junto com meus artigos que abordam temas que os outros não falam.

Então, espero que tenham gostado desse artigo. Não se sinta pressionado a comprar cursos, mesmo eu tendo recomendado o Fórmula. Só quero que as pessoas comprem se elas realmente estiverem determinadas a dedicar, aplicar e trabalhar online.

Se gostou do artigo, compartilhem com os amigos e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta