7 maneiras de incorporar a IA na rotina dos negócios

A inteligência artificial já é parte da rotina de vários setores e funciona como auxiliar da força de trabalho humana

A inteligência artificial já é uma realidade e promete mudar a rotina dos negócios. Isso significa que ela vai tomar o lugar dos humanos? Nada disso! A ideia é um trabalho em equipe, com a IA auxiliando em determinadas tarefas.

Recentemente, a chegada do ChatGPT assustou os profissionais que trabalham na área da escrita. Sejam redatores, sejam escritores ou jornalistas, a IA se mostrou bastante inteligente ao desenvolver textos. No entanto, funcionando como no desenvolvimento de software, o sistema é constantemente alimentado.

O ChatGPT provavelmente veio para ficar, assim como outras IA, mas não deve ser utilizado como um substituto da força humana, tanto que a Amazon, por exemplo, já está punindo escritores que produziram obras usando 100% da inteligência artificial. 

Agora, focando no lado positivo dessa inovação, entenda como a IA pode ser incorporada na rotina dos negócios!

1 – Desenvolvimento de aplicativos

São aplicativos criados especialmente para usar a inteligência artificial para acelerar o processo. É usado para ajudar nas rotinas da empresa e, se houver a opção de assinatura, gera renda. 

Um exemplo é um app no qual a pessoa consiga obter respostas sem precisar esperar para interagir com um ser humano, ou seja, o bot a ajuda. Na área médica, por exemplo, já são desenvolvidos aplicativos próprios para a marcação de consultas.

2 – Atendimento ao cliente

Os chatbots são o melhor exemplo de uso da IA no atendimento ao cliente. Antes, era preciso esperar o horário comercial para obter respostas e isso era feito por meio de uma ligação. 

Agora, é possível acessar o site de uma empresa a qualquer momento e fazer perguntas. Muitas delas são solucionadas pelo próprio bot.

3 – Análise de dados

A análise de dados por meio dos robôs auxilia na tomada de decisão mais rápida. Tudo o que você precisa é alimentar um sistema com as informações e depois solicitar o que precisa. 

Antes, esses dados eram analisados um a um, com a força de trabalho humana. Agora, em poucos minutos, o bot faz combinações e entrega os resultados desejados.

4 – Recursos humanos

O próprio LinkedIn já usa alguns recursos de inteligência artificial, mas não é apenas a rede social profissional que usa IA na área de recursos humanos. 

Os processos iniciais de seleção já podem ser repassados para as aplicações inteligentes que conseguem fazer uma comparação do currículo com o que é buscado na vaga.

5 – Segurança online

A segurança dos dados também já é feita por inteligência artificial, que identifica, rapidamente, um acesso indevido ou tentativas de invasão de sistemas. Um dos exemplos são as próprias autenticações e recuperações de conta. 

É pedido que você fotografe o seu rosto e quem faz a análise para verificar se a conta realmente é sua é a IA. Outra forma de atuação é na proteção do sequestro e vazamento de informações.

6 – Marketing

O marketing se utiliza da inteligência artificial. Desde o processo de personalizar anúncios, ajudando a empresa a entender qual seria o melhor direcionamento, até a produção de conteúdo. 

O exemplo trazido logo no começo do texto, do ChatGPT, é um ótimo auxiliar de pesquisa para desenvolver textos mais complexos ou pensar em ideias inovadoras para um conteúdo.

7 – Saúde

A área da saúde é onde mais se aplica a inteligência artificial. Mas calma: isso não significa que você será atendido por robôs, conforme visto nos filmes de ficção científica. Na verdade, a ideia é fazer uma melhor gestão dos dados dos pacientes e até do controle de equipamentos.

Hoje, já existem até sistemas para gerar a receita médica online, com o carimbo do médico abaixo, visando facilitar o acesso a determinadas medicações. Também é mais fácil ter acesso a todo o prontuário e direcionar o tratamento, com diagnóstico rápido e preciso.