เวลาของตลาด เวลาที่เหมาะสมสำหรับคุณในการซื้อขายผลิตภัณฑ์ทางการเงิน

Saiba como utilizar a estratégia de acertar o topo e o fundo de um ativo

É comum ver muitos investidores – sobretudo os mais iniciantes – tentar acertar o topo e o fundo de um ativo. Afinal, a percepção geral é que comprar na baixa e vender exatamente na alta é a mais lucrativa de todas essas estratégias.

Isso vale para qualquer classe de ativos, inclusive para quem deseja comprar e vender criptomoedas. De fato, a estratégia possui até um nome: market timing, que significa “tempo de mercado”. Ou seja, tentar acertar o mais próximo possível do topo e do fundo de algum ativo.

No entanto, esta prática tem alguns riscos que podem fazer o investidor acabar perdendo dinheiro se não souber utilizar o market timing. Portanto, se você deseja conhecer a técnica e seus riscos mais a fundo, confira o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre market timing.

O que é market timing?

Conforme descrito no início do texto, o market timing é uma estratégia que busca acertar os melhores preços ao longo do tempo. Nesse sentido, o investidor tenta comprar um ativo no menor preço e depois vendê-lo o mais próximo do topo.

Por exemplo, imagine um investidor que deseje comprar BTC no momento atual, com o preço da criptomoeda em baixa. Utilizando o market timing, o investidor tentará comprar a criptomoeda o mais próximo do preço que ele considera o fundo do mercado. Depois ele vai manter o BTC guardado para, posteriormente, vendê-lo, quando o ciclo de alta recomeçar, mais próximo do topo.

Dessa forma, o market timing exige acima de tudo paciência, pois o investidor deve esperar as melhores oportunidades de compra. Por isso, os investidores que utilizam essa estratégia não costumam fazer day trade ou operações de curto prazo.

Businessman, consulting, business

Fusão de estratégias

Por se tratar de uma estratégia mais duradoura, o investidor que utiliza market timing pode adotar outras estratégias. Em outras palavras, o market timing não demanda apenas conhecimento dos ativos ou do movimento de gráficos, mas sim uma fusão de ambos.

Como o investidor vai passar mais tempo com o ativo em mãos, é de suma importância que ele escolha investimentos de qualidade. Para isso, faz mão da análise fundamentalista, escolhendo empresas e ativos saudáveis e com bom histórico de rentabilidade (rentabilidade passada não garante rentabilidade futura).

Por outro lado, o investidor também precisa saber qual será o movimento do mercado e, assim, saber qual a tendência do ativo. E é nesse momento que a análise técnica permite entender os gráficos e verificar como o ativo se comporta em relação ao mercado.

A partir daí, o investidor tende a identificar os melhores pontos de entrada e saída para, respectivamente, comprar e vender o ativo. Quanto mais barato ele comprar, e mais caro ele vender, maior será o lucro desta operação.

Opt-in

Riscos do market timing

Naturalmente, a maior vantagem do market timing é levar ao pé da letra a máxima da renda variável: comprar na baixa e vender na alta. Logo, a estratégia serve para maximizar os lucros das operações com renda variável.

Contudo, a estratégia apresenta riscos importantes que devem ser levados em conta pelo investidor. Em primeiro lugar, o mais importante: na vida real, é extremamente difícil prever quais os melhores momentos de entrada e saída do mercado.

Um investidor que utiliza market timing pode errar o tempo de compra de um ativo e o preço pode cair mais depois que ele efetuou a compra. Da mesma forma, se o investidor vender o ativo cedo demais, pode deixar de aproveitar valorizações muito maiores ao longo do ciclo de alta.

Além disso, o mercado está sujeito a fatores imprevisíveis que podem afetar o preço dos ativos. Por exemplo, uma crise financeira inesperada pode derrubar as cotações muito além do que era esperado. Isso pode causar muitos prejuízos a alguns investidores e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades de entrada a preços muito descontados.

Por fim, a estratégia de market timing pode demandar muito mais tempo para os investidores, sem oferecer retornos tão mais altos do que simplesmente investir ao longo prazo. 

Se você tem intenção de acompanhar o mercado e esperar os melhores pontos de entrada e saída, o market timing pode ser uma boa opção. Mas ela não é a única estratégia que oferece bons retornos financeiros. Para investidores em geral, o foco no longo prazo e a diversificação de ativos tendem a ser uma estratégia mais segura e eficiente.

Leave a Comment