Saiba como limpar a pasta “Dados do sistema” do seu MacBook e para que ela serve

Quando você usa um MacBook por algum tempo, que é uma poderosa ferramenta de trabalho, podem-se acumular alguns arquivos e pastas que você pode apagar e provavelmente não sabia disso. Existem, tal como em outros sistemas operacionais, arquivos temporários e desnecessários que, para quem tem um MacBook com pouca capacidade de armazenamento, se torna ainda mais necessários de eliminar.

Mas, como o macOS é também um sistema complexo, para além de robusto, você tem que prestar atenção ao que realmente pretende apagar e como fazer isso de forma correta.

A pasta “Dados do sistema” – para que serve ela

Essa pasta teve recentemente algumas mudanças, ela antes se chamava “Outros”, em versões antigas do macOS, e agora se chama “Dados do sistema”. Com essa mudança a Apple quis deixar de forma mais clara a informação do que essa pasta tem, que na realidade são dados do sistema. O mesmo aconteceu no iPhone, onde a pasta também teve uma alteração do seu nome.

Mas alguns desses dados podem ser eliminados, pois a pasta serve para guardar dados em trânsito ou dados em cache de alguns aplicativos. Com cuidado e conhecimento, você pode apagar alguns desses dados, libertando bastante espaço em sue MacBook com apenas alguns minutos de trabalho.

Saiba como limpar a pasta "Dados do sistema" do seu MacBook e para que ela serve - image

Como apagar os Dados do sistema de forma segura

A limpeza dessa pasta, que se torna essencial em seu macOS durante o seu uso, pode ser feita de forma automática ou manual. A forma manual é a que demora mais tempo, pois requer análise dos arquivos, mas todos os métodos contribuem para você saber como removê-lo do Mac e liberar alguns dados desnecessários que vão deixar o seu MacBook com mais espaço livre. Ao ter mais espaço livre, o macOS terá melhor desempenho e poderá funcionar de forma mais rápida e eficiente.

Remoção manual no macOS

Para remover esses dados do seu macOS, você deve ir até à pasta ~/Library/Caches. Para isso, você pode ir no Finder e no menu do topo selecionar Ir para pasta, e escrever ~/Library/Caches ou então no aplicativo Terminal usar o comando “cd ~/Library/Caches” para ir para dentro dessa pasta.

Em seguida, é necessário analisar se uma pasta ainda é necessária. Por exemplo, se você usou o Skype no passado, poderá ter uma pasta com o nome com.skype.skype e outra com o nome com.skype.ShipIt, mas se já não tiver o Skype instalado no seu MacBook, não vai mais precisar dessas pastas. Basta seguir a lógica deste exemplo e eliminar as pastas dos aplicativos que já não usa.

Remoção automática no macOS

Para remover os arquivos de uma forma muito mais fácil e eficiente, pois existem aplicativos que analisam seus aplicativos e arquivos temporários, eliminando o que você não precisa, evitando uma procura manual. Dessa forma, não tem de se preocupar com sua análise manual, pois a ferramenta faz a eliminação de forma inteligente. Dependendo do aplicativo, ele poderá até ter alguma forma de agendar essas otimizações ou poderá ir fazendo o método manual periodicamente.