Dispositivos atuais oferecem possibilidade de ampliar o acesso à informação, transformando os processos de aprendizagem
Não é de hoje que a tecnologia se combina com as formas tradicionais de ensino, mas o fator-chave é a velocidade com que elas avançaram, marcando presença em tarefas cotidianas. Hoje, comprar um iPhone no carnê pode ser considerado um investimento no ensino, seja por parte dos pais na educação dos filhos, seja por um universitário de diferentes áreas.
Até meados de 2010, os smartphones já existiam dentro de espaços educacionais, mas ainda não tinham o mesmo desempenho a nível de acesso a internet rápida e da própria tecnologia. Hoje, escolas, pais, professores e alunos tentam entender como integrar esse tipo de recurso na rotina de aprendizado, sem optar pela proibição completa.
O debate sobre a tecnologia dentro dos espaços de aprendizagem
O iPhone 3 foi lançado oficialmente em 2008. Mesmo sendo uma revolução para a época, poucos previram o que estava por vir. Nos anos seguintes, os aparelhos disponíveis integraram funcionalidades da internet, diminuindo a distância entre o mundo físico e virtual, inclusive dentro das escolas.
A princípio, se os alunos tinham acesso apenas aos conteúdos disponíveis nos materiais didáticos e na biblioteca ou fornecidos pelos professores, agora eles têm o mundo nas mãos. O desafio de manter a atenção dos alunos durante a aula se tornou mais complexo com a possibilidade de eles se distraírem não apenas com informações aleatórias, mas com o mesmo conteúdo da aula, estruturado de outra forma.
Muitas redes de ensino particular incluem atualmente dispositivos como tablets nas listas de materiais didáticos. Afinal, a nova realidade é um mundo cada vez mais conectado. No entanto, é preciso adaptar ambientes como o da educação de forma que essas tecnologias estejam presentes, mas que sejam usadas de forma ética e ponderada.
Dicas para encontrar o smartphone ideal para usar nos estudos
Um dos principais benefícios de toda essa tecnologia para o ambiente dos estudos é a ampliação do acesso. Com a modalidade EAD, os alunos podem consumir vídeos, livros digitais, gravações de áudio e outros materiais em qualquer lugar e horário, sem exatamente a necessidade de um dispositivo de última geração.
Existe ainda uma grande variedade de opções para ampliar o campo dos estudos, como aplicativos de realidade aumentada, que possibilitam uma imersão em diferentes assuntos. A seguir listamos o mais importante a ser considerado ao escolher um smartphone que seja útil em vários tipos de estudos.
Considere o tamanho e resolução da tela
Os conteúdos audiovisuais estão entre os formatos mais consumidos na internet. Além da praticidade em relação a documentos de leitura, são mais dinâmicos e presentes na maioria das plataformas. Um celular com uma tela de tamanho adequado e resolução avançada pode oferecer uma melhor experiência para consumir esse tipo de conteúdo em relação a outros de tamanho menor.
Versão de software e compatibilidade com outros dispositivos
Praticamente todas as tarefas que uma pessoa realiza durante o dia podem ser intermediadas por um aplicativo. Escolher um smartphone que possua um sistema atualizado com as versões mais recentes de drivers pode interferir diretamente em uma melhor experiência de uso para estudos, ainda mais considerando o uso de gadgets, como projetores, óculos de realidade aumentada e fones de ouvido.
Funções adicionais de câmera
Áreas de estudo como design, engenharia, moda e arquitetura já fazem uso de espaços virtuais no dia a dia. Um smartphone com uma câmera equipada com recursos profissionais pode permitir explorar aplicativos de realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias bem atuais, que contribuem para um aproveitamento em maior escala dessas áreas.
Capacidade de armazenamento interno
Embora o armazenamento em nuvem seja cada vez mais comum, ter um smartphone com boa capacidade de armazenamento é fundamental. Isso porque o funcionamento de aplicativos e o processamento das informações depende diretamente desse fator. Nem todo perfil de estudo exige um armazenamento tão grande, por isso é importante considerar a sua necessidade pessoal.
Configurações de segurança
Ambientes de aprendizado virtuais são acessados por meio de credenciais como login e senha. Para evitar o acesso de terceiros a um conteúdo pelo qual você pagou ou o risco de vazamento de material de valor intelectual, é importante escolher um smartphone com recursos de segurança sofisticados. Reconhecimento facial, autenticação de dois fatores e criptografia são alguns exemplos.