Pagespeed Ninja – O Melhor Plugin de Cache Grátis

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

A busca por um plugin de cache no WordPress é interminável. Passei anos procurando por um plugin perfeito, até que finalmente encontrei um que realmente melhorou a velocidade de carregamento de forma incomparável. Hoje apresento o Pagespeed Ninja!

A muitos anos eu usava o WP-Rocket que achava perfeito, mas infelizmente ele era pago, deixei sua licença expirar, o que elevou ainda mais sua renovação. Tentei procurar formas gratuitas até que encontrei o hummingbird.

Como eu uso o Runcloud, também tive acesso a um plugin de cache de nível de servidor junto ao redis. Claro que não era o bastante, eu precisava de um otimizador de JS e CSS e outras otimizações personalizadas.

Conseguir uma pontuação alta no desktop é fácil, mas no mobile é impossível, principalmente quando você usa anúncios de ADS. Eu nunca conseguia uma pontuação maior que 50 no mobile por causa dos anúncio. O que me deixava irritado!

Encontrei o Pagespeed Ninja

Meu amigo me falou do plugin PageSpeed Ninja, ao busca-lo no WordPress, encontrei um plugin desconhecido com apenas 30.000 ativações e sem atualizar por 7 meses. Não botei muita fé, mas resolvi ativa-lo e testa-lo.

Percebi que o Suporte ao plugin ainda está ativo, navegando no fórum vi o webmaster falando que devido a mudança de API do Pagespeed os resultados de velocidade não apareciam mais no plugin, mas o plugin estava normal.

Depois de alguns testes de configuração, percebi que o plugin funcionou perfeitamente sem quebrar meu site e deixou ele super rápido, quase que instantâneo. Mesmo com anúncios, no desktop ele tirava 99 e no mobile cerca de 70, dependendo dos anúncios.

Era a primeira vez que via o primeiro quadrinho do Pagespeed já mostrando toda a página, veja:

Não adianta, enquanto estiver anúncios, você não vai conseguir um 100 no mobile e o tempo até ficar interativo será alto, mas isso não afeta em nada, a página carrega instantaneamente. Testei o plugin nos meus 3 sites, usando o tema Generatepress.

Para obter um resultado satisfatório assim, você precisa fazer testes, ativar e desativar funções, verificar se não existem plugins em conflito e assim por diante. Lembrando que eu também estou usando o CloudFlare, uma obrigação para todos os sites.

Eu sempre odiava o Cloudflare, até finalmente testa-lo (rsrsrs). Eu também uso CDN para imagens e JS do Jetpack e Nginx puro no Runcloud. Mas não se preocupe, meu amigo usa host compartilhada e conseguiu pontuação melhor que a minha usando tal plugin.

As funções do Pagespeed Ninja

Esse foi o primeiro plugin de cache que pude ativar todas as funções sem quebrar meu site:

Se a API do Google ainda funciona-se, as notas do Pagespeed apareceriam nesses círculos, o criador do plugin afirma que está procurando uma solução para você ver suas notas de velocidade no próprio plugin de wordpress.

Observe que ele separa a otimização de desktop com mobile. Nas configurações avançadas você encontra 3 formas de distribuição, direto, php ou Apach mod_rewrite + mod_headers. Nessa opção eu escolhi Direct, já que uso otimização direta do servidor.

Em Minify CSS e JS eu selecionei in <head> only na opção Merge Embedded styles. Desativei as opções Keep Extra Link tag attributes e Keep extra style attributes. Também desativei a remoção de atributos padrões e das condições do IE.

Não oriento a fazer as mesmas coisas, mas faça seus próprios testes ao invés de copiar minhas configurações. Tudo depende do seu tema e dos seus desejos, mas recomendo fortemente testar esse plugin.

Preparado para acelerar seu site?

Aqueles que são fanáticos por pontuações no PageSpeed, Gmetrix e Pingdom Tools vai se orgulhar de ver pontuações como essa:

Antes do plugin meu site pesava 2.0mb e puxava 120 requests. Claro que também eu fiz minha parte e removi algumas coisas desnecessárias e fiz alterações até conseguir essa nota perfeita, mas é orgulho conseguir isso usando Adsense.

Acredita que até mesmo meus ganhos no Adsense subiram? Antes dessa otimização eu gerava cerca de 5 dólares por dia, agora está subindo para 10 dólares, mesmo eu removendo o anúncio que aparece no topo do artigo.

Eu até mesmo removi o AMP dos meus sites, que eram mais demorados para carregar. Com AMP eu tinha cerca de 40 no mobile, mas o tempo de carregamento era mais lento, antes mesmo de usar o plugin Pagespeed Ninja.

Com essa experiencia eu aprendi que existem plugins desconhecidos que são superiores aos famosos. Quem ainda usa Yoast ao invés do Rank Math? As vezes as pessoas pagam mais caro e recebem menos por seguir a manada ou o popular.

Espero que tenham gostado deste artigo, se gostou, compartilhe e deixe seus comentários. Foque no seu conteúdo, deixe seu site rápido que a recompensa logo vem. E você? testou o plugin? Deixe sua experiência conosco.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta