Área do design ajuda a otimizar recursos e interface de projetos digitais
O foco na experiência do usuário é a base de qualquer aplicação digital. O crescimento do UX/UI no desenvolvimento de apps trouxe diversas formas e áreas para potencializar a construção de novos produtos e aplicações.
Dentre esses conceitos está o design de interação. Aqui vamos explicar como essa área do design funciona e como ele é útil para o desenvolvimento de aplicações de boa usabilidade e interatividade de um projeto.
Design de interação: como funciona essa área do design?
O design de interação, também conhecido como IxD, é uma área de TI (tecnologia da informação) e do design, que busca estudar, planejar e aplicar a interatividade em sistemas físicos e digitais. O objetivo é melhorar a relação entre produto e usuário.
De uma maneira mais simples, a intenção do design de interação é fazer com que os usuários tenham contato com aplicações que estão sendo projetadas. Dessa maneira, o design de interação busca formas de promover essa interação para otimizar projetos finais.
Recomendamos ler:
- Os melhores métodos e aplicativos para fazer as coisas
- Desenvolvimento de Games – Danki Code – Vale a Pena?
Quais são os principais objetivos do design de interação?
O principal objetivo do design de interação é promover o contato do usuário com produtos digitais de forma simples e funcional. Com isso, o profissional de IxD busca formas de prever a interação do usuário com o projeto que ele está desenvolvendo.
Dessa maneira, o projeto é desenvolvido para os usuários e não para quem financia o projeto. Os usuários se tornam clientes do projeto e o design de interação se ocupa em diversas competências, confira quais são elas abaixo:
Usabilidade
A usabilidade busca projetar aplicações onde o usuário encontre facilidade para interagir com um sistema. Por isso, quanto mais fácil for, melhor. Isso favorece a fluidez da navegação. E para isso, os designers utilizam ferramentas como protótipos e mockups para seus projetos.
Legibilidade
O produto precisa ser legível para todos os usuários. Isso indica que uma aplicação precisa se preocupar com a facilidade de compreensão e interpretação de um produto, é o que chamamos de intuitividade.
Funcionalidade
Oferecer funcionalidades é essencial para qualquer aplicação. Mas essas funcionalidades precisam ser úteis, precisam entregar a interação e cumprir o que o recurso promete.
Estética
A estética do projeto faz parte da legibilidade, mas vai além da beleza como forma. Dessa maneira, um projeto digital precisa ter uma estética visualmente bem formatada e legível.
Programação
O designer de interação precisa dominar diversas linguagens de programação, principalmente linguagens de front-end. Essa é a melhor maneira de garantir os outros pilares do design de interação, desenvolvendo projetos que entreguem tudo o que a aplicação promete.
Quais são os principais benefícios do design de interação?
Os principais benefícios do design de interação são a facilidade de entregar um projeto que seja visualmente bonito, fácil de usar, apresenta recursos úteis e seja eficaz naquilo que se dedica a fazer.
O uso do design de interação ajuda a otimizar a comunicação entre os principais fatores do projeto como interface, usabilidade e ideia de produto. Através disso, é possível melhorar o desenvolvimento com a participação ativa de potenciais usuários.
Ter uma equipe com um profissional focado em IxD é essencial para empresas que buscam desenvolver projetos de sites e aplicativos móveis. O design de interação mostra como a área de TI é essencial em projetos de criação de softwares e produtos digitais.
A tendência é de que o design de interação cresça na área de marketing e vendas, já que a interação com os usuários abre espaço para reforçar ideias e soluções inovadoras.
Como observamos no artigo, ter um designer de interação na equipe de TI é ponto chave para o sucesso de projetos digitais. A qualidade de um projeto aumenta quando a interação é usada para melhorar a abordagem, os recursos e a eficiência da aplicação.