Você já ouviu falar em HTML5? Sabe qual a diferença das tradicionais páginas em HTML? Neste artigo vamos te apresentar as principais características deste novo tipo de página, quais são suas vantagens e diferenças em relação ao HTML tradicional.
Afinal, o que é um HTML?
O HTML é uma sigla em Inglês para Linguagem de Marcação de Hipertexto (HyperText Markup Language) que permite a publicação de materiais como:
- Imagens;
- Layouts;
- Áudios;
- Documentos;
- Textos.
Esses materiais são publicados por meio de uma conexão de diversos elementos em uma estrutura chamada de hipertexto.
Entendendo o HTML5
Este novo recurso conta com um conjunto de 5 principais tecnologias: SVG, CSS3, WebGL, API de arquivo, MathML. Mas o que é tudo isso? Calma que vamos te explicar.
API (Application Programming Interface)
O API, ou Interface de Programação de Aplicação, é um conjunto de padrões que promovem a comunicação da interface dos aplicativos (a tela inicial e os layouts) e do sistema com outras plataformas.
Esta ferramenta facilitou o trabalho dos desenvolvedores de softwares por tornar a comunicação entre os apps com os demais serviços necessários ao seu funcionamento.
Por exemplo, para que o aplicativo possa coletar dados dos seus registros fotográficos ele solicita a liberação do seu controle de acesso, a fim de que não precise criar uma nova interface para isso, otimizando o processo de obtenção de dados.
MathML (Mathematical Markup Language)
O MathML, ou linguagem de marcação matemática, é um tipo de recurso dentro da ferramenta HTML5 que tem como objetivo descrever noções e operações matemáticas capturando estrutura e conteúdo.
Este recurso permite a representação de equações, fórmulas e cálculos em documentos online de modo prático e com melhor visualização do que as ferramentas que o precederam.
WebGL (Web Graphics Library)
A WebGL, ou Biblioteca de Gráficos da Web, é uma ferramenta que melhorou consideravelmente a exibição de gráficos 2D e 3D em documentos, imagens e textos da internet.
É um tipo de API, mas voltado ao uso pelo JavaScript, que é uma das linguagens de programação mais conhecidas, usadas e aclamadas no mundo digital por possibilitar a criação de páginas da internet dinâmicas e com alta qualidade.
A associação do WebGL com demais recursos do JavaScript, permitem a criação de automação audio e video na linguagem HTML, o que era um processo custoso financeiro e manual em tempos anteriores.
A facilitação desse processo, permitiu a criação de sites com melhor qualidade visual e totalmente engajados dentro do marketing da era digital.

SVG (Scalable Vector Graphics)
O SVG, ou Gráficos Vetoriais Escalonáveis, é um tipo de arquivo XML (linguagem de programação) que permite a criação de gráficos bidimensionais de forma animada, semelhante a GIFs, ou estática.
O principal benefício promovido por este recurso é a manutenção da qualidade de resolução, mesmo com a ampliação do gráfico.
Em uma situação em que você tem uma empresa de automação de processos digitais, por exemplo, é imprescindível que o SVG esteja presente em sua página HTML.
Este recurso traduz credibilidade aos seus clientes por manutenção dos gráficos em alta resolução, independentemente da tela em que o mesmo estiver acessando.
O fato de aumentar ou reduzir os gráficos e manter a resolução transmite uma ideia de automação e qualidade, de controle inteligente, e torna o cliente ainda mais propenso a contratar os seus serviços.
Por não ser de propriedade de qualquer empresa, torna-se mais fácil utilizar esse recurso para criação dos gráficos, o que difere esta ferramenta das demais com a mesma funcionalidade.
CSS3 (Cascading Style Sheets)
O CSS3 é a terceira geração de um código (chamado de CSS) muito utilizada para estabelecer padrões de estilo como tamanho, cores e fonte dentro de páginas da internet que estão em criação.
A terceira geração deste código, o CSS3, trouxe maior dinamicidade ao design das páginas, tornando mais fácil a construção e incorporando elementos de transição, movimento da imagem de fundo e outros estilos únicos.
Por exemplo, se você vende filtro soft everest e quer uma página na web para promovê-lo, poderá solicitar ao designer que coloque movimentação no layout que resulte no destaque do seu produto. Isso graças ao CSS3, que facilita a animação.

5 benefícios do HTML5 para seu negócio digital
Para você que tem um E-commerce (comércio digital) e faz uso de plataformas na internet com o intuito de venda, vai gostar de saber que o novo recurso pode trazer muitos benefícios ao seu negócio.
Aqui separamos 6 principais benefícios que você pode ter adotando esta ferramenta para o marketing digital de sua empresa e otimização para sua página ou aplicativo.
1. Navegação fácil e com menores restrições
A nova linguagem de HTML deixa o site mais leve e permite o carregamento mais rápido das imagens e dos textos presentes. Isso torna a navegação mais rápida e prática deixando o usuário mais satisfeito.
A responsividade do site também se torna mais prática. O cliente clica em determinada função e imediatamente a resposta é gerada, como resultado da leveza dos elementos nessa nova configuração.
Suponhamos a seguinte situação: sua empresa é responsável pela instalação de quadros de comando eletrico em edificações e para atingir um maior número de potenciais clientes você resolve criar uma página na web.
Se esta for com o HTML de quinta geração, a navegação rápida e com alta responsividade vai favorecer o seu negócio por não deixar os clientes insatisfeitos aguardando o carregamento de informações.
2. Otimização de SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma ferramenta que otimiza o aparecimento do seu site nos buscadores, visando um posicionamento mais ao topo, aumentando as chances de acesso.
Por meio desta nova configuração do HTML, o seu site tende a aparecer mais no topo nas buscas em decorrência do melhor indexado pelos buscadores.
A indexação é a seleção que o buscador faz com base em alguns critérios como métricas de acesso ao site e avaliação de usuários.
Isso porque a melhor navegabilidade e experiência do usuário com um site contam muito para as métricas dos buscadores. Assim, quanto mais rápido e prático seu site, melhor a experiência do usuário e melhor sua colocação nas buscas.
Você pode optar pela terceirização de TI (Tecnologia da informação) dentro de sua empresa e melhorar ainda mais os resultados, por meio da manutenção do HTML de quinta geração.
3. Melhoria da acessibilidade
O uso desta nova ferramenta permite um acesso mais fácil aos dados, por parte do usuário. Nesta nova configuração, o site não precisa do uso de plugins que seriam extensões necessárias para a abertura de imagens e banners.
Sendo assim, a arte criada para seu site abre de modo mais rápido e envolve o cliente, podendo contar com animações ou movimentos mais dinâmicos que tornam a contemplação mais satisfatória.
4. Dados personalizáveis
Devido à maior flexibilidade que a página apresenta por meio desta nova configuração, a inserção de dados personalizáveis se tornou frequente, dada a facilidade.
Dados extras ou com características únicas como, por exemplo, movimentos vetorizados diferenciados do padrão, antes eram como um martírio e colocavam em risco o carregamento de sua página.
Hoje, com a leveza proporcionada por esta nova ferramenta, a inserção de dados personalizáveis é plenamente possível e muito adotada.
5. Experiência melhorada para o usuário
Em decorrência da maior leveza do site com manutenção da qualidade dos elementos dispostos nele, a experiência do usuário é alavancada. O carregamento rápido e melhor responsividade contribuem para a satisfação do usuário e compra.
Sendo assim, para o seu consumidor final, as principais vantagens se resumem a:
- Menor quantidade de travamento nas telas móveis;
- Aumento da credibilidade dos sites móveis;
- Melhor experiência estética da interface;
- Melhor suporte de áudio e vídeo.
Se você fornece um serviço de calibração de aparelhos para aferir pressão em clínicas (esfigmomanômetro), é interessante que a experiência de acesso ao usuário seja melhorada para que haja maior número de interessados.
Como geralmente são as secretarias e o setor administrativo que ficam responsáveis por medidas como essa, de contratação de serviços de terceiros, além do atendimento na clínica, precisam de eficácia e agilidade no processo para evitar atrasos.

Considerações finais
Agora que você já sabe qual a importância da quinta geração da linguagem HTML e quais os benefícios pode trazer para seu negócio, pode começar a pensar em como aplicar aos seus negócios digitais, caso ainda não faça uso.
Caso não tenha conhecimento suficiente para o desenvolvimento do site, pode optar por um suporte de informatica para empresas, que prestam serviços no sentido de melhorar o seu e-commerce por meio da criação de uma página dinâmica.
[trp_language language="pt_BR"]Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
[/trp_language]