10 conseils pour travailler avec le marketing numérique pour les restaurants

Fatigué de l'hébergement lent? Cliquez ici et apprenez à utiliser Digital Ocean, gagnez également 100 $ à utiliser sur votre hébergement Cloud! Apprenez à le configurer sans accéder aux terminaux et aux codes!

O mercado como um todo vem se adaptando aos avanços que a tecnologia traz de forma constante, com um destaque para a inclusão da internet ao meio social. Os setores digitais crescem, na medida que os mercados físicos precisam se atualizar, como os restaurantes.

Esses estabelecimentos lidam diretamente com os interesses e comportamentos do público, que hoje são pautados pelo forte poder de influência da internet, por meio de sites e redes sociais.

Diante dessa realidade, o setor de restaurantes e serviços de comida, como bares e lanchonetes, precisam se adaptar a essa realidade virtual, mesmo não fazendo desse campo digital.

O que também não é algo tão preciso assim, afinal, o sistema de entregas delivery está cada vez mais automatizado, usando um système de restauration, que otimize o seu serviço, assim como o coloque à disposição ao público via internet.

Por isso, as estratégias de marketing não são as únicas necessárias para garantir um progresso comercial do seu estabelecimento. 

As ferramentas de marketing digital também devem ser aplicadas, aproveitando-se das possibilidades que esse novo mercado apresenta.

A modalidade digital do marketing não é muito diferente daquela realizada através de um estudo de mercado, capaz de identificar as forças do negócios, os seus desafios, e quais atividades podem ser aprimoradas ao serem executadas de uma maneira específica.

A principal diferença está na especificidade dessas estratégias, focadas no público digital, com características distintas e mais fáceis de serem identificadas, graças às ferramentas disponibilizadas pelos sistemas e programas virtuais.

Tais tipos de solutions internet não são exclusivas das lojas virtuais, com a complementação entre o mercado físico e digital, sendo cada vez mais comum e necessário para se destacar com o público e diante da concorrência.

Caso você não saiba como trabalhar com essa integração digital no seu restaurante, o propósito desse texto é justamente trazer um auxílio nesse sentido, com dicas simples e práticas, capazes de modificar positivamente o seu negócio.

10 dicas para trabalhar com marketing digital para restaurantes

Como marketing digital pode ajudar seu restaurante

As estratégias de marketing são inúmeras, atuando no processo de aprimoramento do valor comercial do seu negócio. No meio digital, a situação não é muito diferente, com características e possibilidade próprias do universo digital.

Logo, saber a fundo sobre essas ferramentas, e como elas podem ser aplicadas ao seu restaurante, é um processo importante para garantir um nível de sucesso do seu negócio. Então, vamos às dicas.

1 – Estude o mercado

Para se destacar em algum mercado competitivo, antes de tudo, é preciso saber como ele funciona. As particularidades fazem com que alguns concorrentes triunfem, enquanto outros tenham dificuldade em fechar o mês com um valor positivo no caixa.

Uma das maneiras de se realizar isso é através de uma análise SWOT, que é uma ferramenta do marketing especializada em analisar as possibilidades internas e externas de uma companhia, como suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Por meio dessa análise, o seu restaurante pode optar pela compra de uma emballeur automatique, capaz de agilizar o processo de montagem de quentinhas para entregas, assim como indicar o interesse do seu público em sobremesas saudáveis.

Entender o mercado, envolve compreender a ação dos seus competidores, tanto os concorrentes diretos, como outro restaurante de comida italiana, caso esse seja o seu ramo, como um serviço de entrega de sanduíches e alimentos fast-food.

Até porque entender o comportamento desses adversários comerciais permite não só a implementação de estratégias similares ou aprimoradas, mas revela também um pouco do comportamento do público em relação a esse tipo de mercado.

2 – Conheça o seu público

Todo esse processo de modernização do mercado alimentício ocorre como uma consequência aos novos interesses e comportamentos do público, que se adapta aos conceitos sociais vigentes de cada época.

Com a inclusão da internet às suas atividades diárias, era de se esperar que os seus hábitos de consumo fossem impactados pelo contato constante com os meios digitais, como por exemplo, na velocidade que o cliente espera dessa entrega.

O caráter imediato das redes acaba influenciado às práticas e atividades do consumidor,  que vem sendo explorado com força pelo mercado de entregas, que ganha cada vez mais força quando se fala sobre o ramo alimentício.

Com isso, o seu negócio precisa contar com uma empresa de motoboy de nome e qualidade, que possa auxiliar o seu empreendimento nessa empreitada. Uma coisa que meio digital agilizou foram as mudanças comportamentais do público.

3 – Defina os seus objetivos

Expandir o número de lojas, alcançar uma nova faixa de público, apresentar um novo prato no cardápio do seu restaurante. Essas são questões que podem ser abordadas durante a elaboração de um plano de marketing.

No marketing digital esses tópicos precisam ser ainda mais aprofundados, diante da ampliação de possibilidades que o ambiente virtual traz, como uma comunicação segmentada nas redes, ou uma análise mais detalhada sobre os interesses do público.

Somente a partir da definição desses objetivos é que a sua empresa pode trabalhar para conquistá-los. E essas são dicas gerais, as particularidades do marketing digital começa agora.

4 – Fique atento ao design do seu site

Seja para quem atue com um serviço de entregas ou tenha unicamente um estabelecimento físico, marcar presença na internet é essencial para que o seu negócio tenha a atenção do público e de novos clientes.

Além de um design responsivo, o site do seu restaurante precisa ser de fácil navegação, destacando o endereço e o cardápio do empreendimento, como pratos executivos, sobremesas e até a entrega de cesta de alimentos, caso você trabalhe com isso.

5 – Trabalhe o seu marketing de relação

A proximidade que a internet proporciona com o público permite a elaboração de estratégias específicas, focando na fidelização com a sua audiência, garantindo não só o seu retorno, como a transformação dele em um divulgador da sua marca.

6 – Desenvolva a sua comunicação online

As redes sociais são hoje a principal forma de contato com o público, afinal, é um contato direto com o lugar onde eles se encontram, sem a necessidade de estar no mesmo ambiente físico.

10 dicas para trabalhar com marketing digital para restaurantes

7 – Produza o conteúdo certo

Assim como a escolha da rede social e da linguagem correta, é necessário que a sua empresa saiba produzir conteúdos que chamem a atenção do seu público-alvo.

Da mesma forma que uma loja de materiais de construção pode escrever em seu blog uma matéria sobre as funções de um transmetteur de niveau, um restaurante japonês pode falar sobre curiosidades da cultura japonesa.

8 – Seja encontrado

Donos de restaurante devem saber da importância que uma boa localização pode trazer ao seu negócio, o mesmo acontece no ambiente online. Ferramentas de anúncio pago e o uso de palavras-chaves podem destacar o seu site, assim como o seu estabelecimento.

Configurações de anúncios podem torná-los disponíveis aos usuários sempre que se aproximem do local, com base no GPS do aparelho.

9 – Use estratégias comerciais

A internet é capaz de otimizar algumas ferramentas tradicionais do marketing, destacando, por exemplo, a realização de uma promoção, com descontos e cupons promocionais. Ajudando mercado que estão além do ramo alimentício até.

Como um fornecedor de produtos industriais, como uma valvula reguladora, que em seus canais de comunicação emite cupons que podem ser usados nas lojas físicas.

10 – Faça eventos

Eventos representam boas oportunidades comerciais, destacando o nome da sua marca, além dos seus serviços, principalmente quando se pensa em um restaurante, no qual o público é apresentado ou fidelizado ao seu cardápio.

As redes sociais podem ajudar na divulgação desses eventos, que podem ser desde uma data promocional ao aniversário do seu estabelecimento. Outra opção é colocar o seu restaurante à disposição de outras empresas.

Um conjunto de empresas de logística SP podem realizar um encontro anual do setor, discutindo as oportunidades comerciais da região. Ao reunir um grupo diverso de empresários, o seu restaurante pode apresentar os seus serviços para eles.

10 dicas para trabalhar com marketing digital para restaurantes
Photo by Eusebio delacruz on Pexels.com

Os benefícios do marketing digital

A adoção não só dessas dicas, como de outras ferramentas do marketing digital, permite que o seu restaurante tenha acesso a uma série de vantagens comerciais em relação aos concorrentes e com a boa aprovação do público, tais como:

  • Engajamento da marca;
  • Interação com o público;
  • Fidelização e indicação por parte dos clientes;
  • Atração de novos consumidores.

Ao colocar o nome da sua companhia em um ambiente digital, como as redes sociais, ou por meio de um site próprio, você está atuando para que o público tenha mais uma forma de acesso aos seus serviços, nem que seja para despertar o interesse neles.

E no fim, essas são as vantagens do marketing digital, que trabalha para conhecer o seu público e prever as suas mudanças, cada vez mais constantes. Parte, inclusive, por culpa do ambiente dinâmico de trocas de informações que a internet apresenta.

E se o público acompanha e interfere nas mudanças tecnológicas, o mercado, que reage aos interesses do público, também precisa acompanhar essas alterações.

Ce texte a été développé à l'origine par l'équipe du blog Guide d'investissement, où vous pouvez trouver des centaines de contenus informatifs sur différents segments.

Laisser un commentaire