Aprende qué es el clipping y cómo esta estrategia puede ayudarte en el marketing digital

Escrito por

¿Cansado del hosting lento? Haga clic aquí y aprenda a usar Digital Ocean, ¡también gane $ 100 para usar en su alojamiento en la nube! ¡Aprenda a configurarlo sin acceder a terminales y códigos!

Uma das estratégias mais utilizadas pelos assessores de imprensa se chama recorte, uma forma de monitoramento contínuo da imagem da empresa e que se utilizada para marketing é capaz de alcançar números impressionantes.

Quando falam algo de nós, imediatamente buscamos saber o que falaram, se foi algo positivo ou negativo. Se foi uma verdade ou mentira e quem são as pessoas que fizeram os comentários.  

A nossa imagem pessoal é algo que costumamos preservar ao máximo e quando sentimos que nossa honra foi violada imediatamente buscamos por uma solução. Seja pessoal ou jurídica. 

O mesmo ocorre com as diversas empresas no mundo todo que buscam serem conhecidas pelo seus trabalhos realizados e por isso, precisam acompanhar a mídia digital. Existem até empresas que pagam por publicidade justamente para serem comentadas por aí.

Você já deve ter visto alguma celebridade que está esquecida e simplesmente do nada aparece nos sites de fofoca ou jornais por aí. Mesmo que não seja uma notícia muito abrangente, o fato é que essas pessoas podem ter gasto um dinheiro.

No artigo de hoje falaremos sobre o clipping e a sua força quando utilizado no marketing digital como forma de engajar uma pessoa ou empresa. 

O que é clipping? 

A expressão clipping foi muito utilizada no jornalismo e expandida para as demais áreas da comunicação. A estratégia consiste em averiguar diversos sites, portais, mídias físicas e outros meios de comunicação sobre um tema específico. 

A questão é saber o que estão dizendo sobre você ou sobre uma determinada empresa e fazer a averiguação de tudo o que foi dito antes para consolidação de uma estratégia que até então era apenas de preservação ou alavancamento de imagem. 

Assim como uma empresa faz a colección de suelo de diferentes lugares para fazer a comparação. O clipping visa fazer a coleta de notícias, artigos, fotos e comentários de vídeos. 

É um trabalho extremamente exaustivo, mas quando feito de forma correta pode gerar diversos benefícios para as empresas na questão estratégica. Muitos jogadores de futebol, celebridades e políticos usam o clipping para saber de suas imagens. 

O clipping e as palavras-chave

Mais uma vez mostramos a importância das palavras-chave no marketing digital. O clipping utiliza justamente delas para fazer a checagem de notícias e artigos publicados do interesse da pesquisa.

É nítido a necessidade da empresa ter um plano de marketing com palavras-chave sendo utilizadas frequentemente em praticamente tudo o que a empresa pública. Existem diversos programas de clipping que justamente fazem a aglomeração dos artigos por palavras-chave.

Portanto da mesma forma que o clipping pode ajudar na estratégia do marketing digital, o plano de marketing deve ser construído para facilitar esse tipo de consulta e outras tantas estratégias de marketing amparadas neste “manual” de ação; 

Seja para ser encontrado nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa, as palavras-chave são como um servicio de calibracion para quando a empresa estiver saindo dos rumos ou sem a oportunidade de ganhar mais engajamento.

Hashtags no clipping

Para complementar tudo o que estamos dizendo, as palavras-chave são essenciais na construção de um sistema integrado com as hashtags. As hashtags são moldadas de acordo com o momento, por isso, é preciso um estudo contínuo de sua utilização. 

Pense que diferente da palavra-chave que direciona seus textos para um determinado assunto. A Hashtag acompanha um assunto já comentado por muito tempo. Quando as pessoas forem fazer suas pesquisas ela é utilizável até dentro de um clipping. 

Monitoramento das redes sociais 

Dentro do jornalismo tradicional existe um trabalho de acompanhamento de redes sociais para apuração de possíveis notícias. Esse mesmo trabalho deve ser feito quando o objetivo é fazer o clipping de uma empresa ou pessoa famosa. 

Acompanhar as redes sociais de determinadas pessoas de relevância ou de possíveis comentários sobre a sua empresa de controlador de acceso faz parte no processo de implantação de uma boa imagem com o internauta além de agregar nas futuras estratégias. 

Muitas pessoas recebem respostas frequentes de suas empresas preferidas, seja por um comentário nas redes sociais, mas o fato é que esse comportamento das redes é necessário para integrar a imagem da marca às estratégias do plano de marketing. 

Mas não se esqueça que além de fazer o acompanhamento de pessoas de relevância é essencial ver oque seu público fala sobre sua empresa. 

Mídias offline no marketing digital?

Um dos maiores erros das empresas é esquecer a força da rádio e da TV, por exemplo, principalmente quando o segmento da empresa é direcionado a um público mais velho. 

Isso significa que não necessariamente uma mídia influencia na outra, mas é importante saber o que cada uma está falando sobre você. A opinião de quem consome somente e redes sociais é amplamente diferente de pessoas que assistem televisão o dia todo. 

São clientes do mesmo modo, por isso precisam de atenção e monitoramento, além disso, é preciso saber onde as suas campanhas de marketing serão mais direcionadas a fim de compor novos clientes no eixo de sucesso previsto para a sua fábrica de divisora de massa.

Sem o acompanhamento de mídias offline como que você e sua empresa irão vender para esse público? 

E quando estamos falando de empresas localizadas no interior das cidades capitais, muitas vezes o maior acesso à informação dessas pessoas é a rádio local. Tudo vai depender de caso a caso, por isso certifique-se de estar atento a todas as mídias. 

Por que ter um clipping? 

A gestão da imagem da sua empresa de projetos ambientais é algo extremamente relevante para o andamento dela. Basta lembrar de diversos casos onde a imagem foi manchada e nunca mais as vendas foram as mesmas.

Quando você está em crescimento e publicando conteúdos nas mídias digitais você já não mais responde apenas por aquilo que vende, mas por tudo aquilo que faz. Tanto a imagem da empresa quanto a imagem do indivíduo precisam ser preservados.

Dois casos interessantes onde o clipping foi importante para preservação da imagem foi com dois dos maiores jogadores do futebol mundial. O primeiro deles foi com o astro português Cristiano Ronaldo e o craque brasileiro Neymar Júnior. 

Ambos foram acusados de um crime hediondo e foram a público antes mesmo da mítica ter sido veiculada em massa pela grande imprensa. A opinião de certo ou errado é divisora de opiniões, mas não estamos julgando o caso e sim analisando a velocidade das equipes.

Antes da notícia explodir, Neymar já havia publicado um vídeo em suas redes obrigando todos os portais do mundo a publicarem a notícia já com a versão do jogador antes mesmo da versão da acusadora. 

O mesmo não ocorreu quando o camisa 10 da seleção brasileira foi em festas posteriormente na pandemia. Tudo é uma questão de monitoramento da imagem e quando isso não ocorre não é possível fazer nenhuma dessas coisas:

  • Descobrir o que as pessoas pensam e falam sobre a sua marca;
  •  Antecipar-se a problemas;
  •  Detectar focos de crise;
  •  Dar a volta por cima em situações adversas;
  •  Controlar a própria reputação na mídia.

A imagem do brasileiro é muito mais alvo de notícias do que o astro português que depois da exposição conseguiu se blindar e hoje são poucas as pessoas que se lembram do caso. Estamos falando também da pessoa dona da maior página do Instagram do mundo. 

Não tenha medo de usar softwares 

Por fim, todo esse trabalho de clipping é feito com a ajuda de programas diversos e pessoas capacitadas, fazer sozinho pode ser algo complicado, mas não impossível. Você vai precisar de um olhar clínico, mas o tempo será o maior professor. 

Utilize planilhas para auxílio e faça uma Consultoría de TI para pequeñas empresas capaz de te oferecer um programa ou até desenvolver um sistema de clipping para preservação da sua imagem. Tudo isso é necessário e importante nesses quesitos de relevância. 

Existem programas gratuitos muito utilizados e fáceis de serem localizados no Google, mas também existe a opção de pagar por ferramentas exclusivas. Recomendados a utilização de programas gratuitos somente no início, mas sempre com uma planilha automatizada.

Todo esse processo faz parte dos cuidados que a sua empresa de conexões hidráulicas precisa ter para preservação da imagem que tanto tentou construir ao longo dos anos. 

Então não se esqueça, fazer esse acompanhamento de imagem da sua empresa é essencial para evitar e controlar possíveis problemas futuros.

Esses benefícios só agregam para sua empresa, ela sendo de qualquer ramo desde supermercados até mesmo uma fábrica de chapa perfurada metálica.

Este texto fue desarrollado originalmente por el equipo del blog. Guía de inversiones, donde se pueden encontrar cientos de contenido informativo sobre diferentes segmentos.

Deja un comentario