5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais

, ESCRITO POR

Regístrese para descargar nuestros libros y recibir contenido exclusivo

¿Cansado del hosting lento? Haga clic aquí y aprenda a usar Digital Ocean, ¡también gane $ 100 para usar en su alojamiento en la nube! ¡Aprenda a configurarlo sin acceder a terminales y códigos!

Posicionamento de marca é um assunto muito pauta entre as pessoas que investem em marketing digital, principalmente pelas redes sociais.

Mas mesmo tendo em vista sua relevância, poucas pessoas realmente sabem do que se trata esse tema. Porém, a verdade é que ele é importante para qualquer negócio, necessitando ser consistente e condizente com os valores da companhia.

É imprescindível que seja alinhado aos principais elementos do site da marca, como sua tipografia, cores, elementos gráficos, tom de voz, dentre outros.

É dessa forma que o posicionamento se transforma em elemento central do sucesso e sustentabilidade de uma companhia. Ele se relaciona diretamente com o Branding, reforça a identidade corporativa e aumenta a visibilidade do negócio.

Também é uma forma de melhorar a percepção dos clientes e fazer com que a empresa seja mais viável e cresça rapidamente. Em um mercado cada vez mais competitivo, estar bem posicionado nos canais digitais, como as redes sociais, é uma necessidade para todos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é posicionamento de marca, passos para estudá-lo, dar dicas para aprimorá-lo nas redes sociais e falar um pouco sobre seus benefícios.

5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais - redes sociais
5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais

O que é posicionamento de marca?

Existem diversas definições para posicionamento de marca, mas a que mais se encaixa à sua realidade é que ele se trata de uma definição de imagem do negócio.

Em outras palavras, é o modo como as empresas desejam ser vistas e reconhecidas pelos clientes. Ou seja, não se trata do modo como a organização é vista pelas pessoas, mas como ela quer ser enxergada.

Também não diz respeito ao que uma empresa de, por exemplo, automação predial é, ou o modo como é reconhecida, mas, sim, ao modo como ela quer ser reconhecida.

Para definir a melhor estratégia de posicionamento de marca, é necessário saber a quem seu produto ou serviço se destina. Isso significa saber quem é a persona e, claro, qual dor que a sua solução resolve.

Resolver um problema e proporcionar prazer são as duas motivações que mobilizam os consumidores. Sendo assim, saiba qual é a dor que seu produto ou serviço resolve e o prazer que ele provoca.

Ademais, defina os valores da marca que justifiquem a preferência do cliente por você e não pelo concorrente. Algumas características que podem provocar essa reação são:

  • Preço;
  • Qualidade;
  • Rapidez na entrega;
  • Atendimento.

Ao analisar essas características, fica mais fácil definir o posicionamento da marca e fazer com que o público te enxergue do jeito certo.

5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais - instagram social
5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais

Passos para estudar o posicionamento de marca

Para colocar o posicionamento de marca em prática, primeiro, uma empresa de isolamento acústico precisa estudá-lo. Para isso, deve considerar os seguintes pontos:

Estratégias de comunicação e marketing

Toda vez que a empresa se comunica com o público-alvo, tem a oportunidade de reforçar o seu posicionamento no mercado. Do outro lado está o consumidor, que toda vez que é impactado, molda a maneira como vê a companhia.

Sendo assim, as estratégias de marketing precisam ser constantes e consistentes, mostrando para o cliente que o negócio tem a solução mais rápida, que as demais não entregam o mesmo serviço, dentre outras vantagens.

Além disso, as estratégias de comunicação e marketing precisam ser constantes, para que a marca não saia da cabeça do consumidor.

Experiência do cliente

Mais do que investir em campanhas, a organização precisa garantir a melhor experiência aos seus clientes.

Pense quantas corporações existem e nem mesmo precisam investir em marketing e comunicação, mas estão entre as preferidas porque oferecem a melhor experiência às pessoas.

Pesquisa de mercado

Para construir um bom posicionamento de marca, entenda que se o seu negócio já existe, como no caso de um fabricante de estação redutora de pressão, então as pessoas já têm uma imagem dele gravada na memória.

Perceba de que forma as pessoas enxergam a sua marca, identificando quais atributos e valores estão relacionados a ela. E mesmo que seu negócio ainda não exista, a pesquisa de mercado vai ajudar.

Isso porque, dessa forma, é possível saber o que o público-alvo espera, ou seja, é algo que ajuda até mesmo a construir uma identidade de marca.

Essa pesquisa é uma forma de conversar diretamente com o público, e obter dados que farão toda a diferença para as próximas estratégias.

Agora que você já sabe como estudar o posicionamento de marca, no próximo tópico, vamos mostrar como aprimorá-lo nas redes sociais. Continue a leitura.

5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais - insta
5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais

Como melhorar o posicionamento de marca nas redes sociais

As redes sociais são plataformas importantes para o relacionamento entre empresas e consumidores. E elas ajudam a construir o posicionamento de marca por meio de estratégias, como:

1.    Conhecer bem a mídia e fazer publicações assertivas

Cada rede social possui suas próprias características. Por exemplo, o Facebook – a maior rede social do mundo –, permite que seus usuários publiquem diferentes tipos de conteúdos, como imagens, textos, vídeos e anúncios.

Então, se uma empresa de, por exemplo, sistema de alarme residencial está lá, ela precisa adequar suas publicações a esses formatos para atrair a atenção dos seguidores.

No Instagram, por sua vez, são as imagens que dominam a plataforma. Nesse caso, é essencial que o seu negócio invista em imagens mais bem elaboradas, além de vídeos bem produzidos.

A rede social é muito visual, portanto, tudo deve ser bem produzido, para que o seguidor, realmente, tenha total interesse.

2.    Mostrar valor e diferencial

Apesar de as redes sociais terem como foco maior a comunicação e o entretenimento, elas também são canais para mostrar o valor e o diferencial do seu negócio. Uma das maneiras de fazer isso é criar conteúdo de qualidade, manter o perfil sempre atualizado e interagir com o público.

Deixe claro quais são os seus diferenciais, mas não se esqueça de que você está em um canal feito para a interação. Por isso, um fabricante de, por exemplo, trocador de calor casco e tubo deve responder às mensagens e comentários, sempre de maneira cordial e respeitosa.

3.    Adequar-se ao público-alvo

As estratégias pelas redes sociais, assim como qualquer outra, devem ser direcionadas ao seu público-alvo e aos hábitos dessas pessoas.

Por exemplo, se a maioria da sua audiência está conectada a partir das 18h, este é o melhor horário para fazer as publicações. E não se esqueça de falar sobre assuntos de interesse para essas pessoas.

4.    Desenvolver uma linguagem adequada

Toda empresa precisa escolher uma linguagem adequada, tanto para a plataforma quanto para o público.

Se você observar os perfis de empresas famosas, dos mais variados segmentos, vai perceber que, além de uma boa linguagem, elas carregam nas redes sociais toda a sua identidade visual e elementos, de modo a gerar engajamento com o público.

5.    Produzir conteúdo personalizado

Personalização e originalidade são essenciais para uma empresa de estandes para feiras. Por isso, devemos trabalhar com posts personalizados, que tragam os pontos fortes da companhia e destaquem seus diferenciais.

É assim que a companhia se distancia de seus concorrentes, atrai mais usuários e consegue se posicionar com destaque.

5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais - redes sociais e1553523424445

Benefícios do posicionamento de marca

Dentre os benefícios de construir um bom posicionamento de marca está a aproximação que ele cria entre a empresa, seu mercado e seu público.

Além disso, um fabricante de laço indutivo, por exemplo, consegue fidelizar o cliente. Isso porque, ao se posicionar nas redes sociais como uma empresa acima dos concorrentes, ela vai começar a receber mais atenção deles.

Outra vantagem é que seu negócio terá total controle de sua imagem, uma vez que as marcas em posição de liderança são muito mais influentes.

E uma vez que ele passa a ocupar uma posição melhor no mercado de atuação, torna-se mais competitivo, e aí, de fato, começa a encarar os concorrentes de igual para igual.

Quanto mais bem posicionada estiver a empresa, mais capacidade ela terá de superar a oferta do concorrente e, claro, a atenção do consumidor.

Por fim, um fabricante de, por exemplo, eletroduto galvanizado consegue estabelecer uma relação com seus clientes e se tornar de vez a preferência do público-alvo.

As redes sociais fazem com que os usuários desenvolvam uma conexão emocional com os clientes, com isso, fica mais fácil argumentar com eles.

5 dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais - threads insta

Conclusión

O posicionamento de marca deve ser trabalhado para que o público comece a enxergar o seu negócio da maneira que você deseja.

É essa construção de imagens que vai atrair as pessoas para o seu empreendimento e gerar mais oportunidades. E as redes sociais têm papel fundamental nesse processo.

Neste artigo, você aprendeu a desenvolver o posicionamento de uma organização nas redes sociais, para que seu negócio possa usufruir de todos os benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deja un comentario