Confira algumas das principais oportunidades para se especializar na área e dar um upgrade no currículo
Trabalhos na área de tecnologia estão se tornando cada vez mais requisitados, acompanhando um mundo progressivamente mais conectado; mas como se destacar nesse mercado em crescimento? Felizmente, existem opções para quem quer adquirir diferenciais competitivos.
Ciência da computação é a formação acadêmica mais procurada para o mercado de tecnologia, explica Lucas Tramontin, formado em ciências da computação e tecnologia da informação pela Universidade Cruzeiro do Sul. A segunda mais procurada é engenharia da computação — mas todos os profissionais da tecnologia podem se beneficiar de cursos e especializações. “Certificações para especializações são responsáveis por um aumento considerável de aumentos de salário no mercado, se tornando também extremamente visadas pelos profissionais da área”, explica Lucas.
Algo a se considerar, é claro, é o equipamento a ser usado — seja no trabalho em si ou no processo de aprendizado. O notebook Positivo, por exemplo, pode ser a ferramenta ideal para ajudar no avanço da carreira tecnológica. Procure também ter um ambiente agradável e organizado para trabalhar. Com tudo isso pronto, é hora de começar a pensar nas opções de cursos e certificações ideais para você e seus objetivos.
ITIL
“A certificação ITIL, sigla para Information Technology Infrastructure Library (biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação), já é tida como uma certificação básica para profissionais da área, e atualmente se encontra em sua quarta versão”, explica Lucas.
Criada em 1980 pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA) do governo britânico, essa “biblioteca” reúne várias práticas e informações de gerenciamento de serviços de TI. É muito reconhecida por ser uma das maiores certificações desse tipo e tem como objetivo treinar profissionais para gerenciar um departamento de TI. Além disso, ela pode ser usada por qualquer empresa e organização, ajudando-as a elevar o nível de eficácia e qualidade em seus processos tecnológicos.
A quarta e mais nova versão do ITIL lida bastante, também, com as novas ferramentas da “Quarta Revolução Industrial”, como inteligência artificial, nanotecnologia, Internet das Coisas (termo usado para se referir à nossa nova habilidade de conectar, facilmente, diversos dispositivos e transmitir informação entre eles) — coisas para as quais um profissional da tecnologia precisa estar cada vez mais preparado.
Considerado requisito básico em algumas instituições, o ITIL possui diversos níveis de certificação, que são: ITIL Foundation, ITIL Practitioner, ITIL Intermediate, ITIL Expert e ITIL Master.
CISSP
Outra certificação significativa é a CISSP (Certified Information Systems Security Professional), que pode se mostrar valiosa para um profissional de segurança da informação.
Ao fazer esse exame, você precisará provar habilidades e conhecimentos como segurança e gestão de riscos, segurança de ativos, arquitetura e engenharia da segurança, comunicação e segurança de rede, gestão de identidade e acesso, avaliação e teste de segurança, operações de segurança e segurança de desenvolvimento de software.
Para essa certificação, além de passar na prova, são necessários pelo menos cinco anos de experiência confirmada e remunerada em dois ou mais dos oito domínios de conhecimento do Common Body of Knowledge (CBK), publicado pela ISC2 (organização responsável pelo CISSP).
Se ainda não tiver esses anos de trabalho, você poderá fazer o teste e, se passar, se tornar um “sócio da ISC2” enquanto ganha a experiência (com prazo de seis anos). Para manter esse status de membro durante esse período, também é preciso pagar uma taxa anual de 50 dólares.
Vale lembrar que o CISSP possui uma prova considerada bastante difícil entre as certificações de tecnologia.
CCNA Training
A empresa CISCO também oferece algumas certificações focadas na área de tecnologia, como a CCNA Training (Cisco Certified Network Associate), destacada por Lucas: “é a porta de entrada ao mundo de infraestrutura de redes para empresas, fazendo com que a líder de mercado tenha o que talvez seja a certificação de redes mais procurada pelos profissionais hoje em dia”, diz.
De acordo com a CISCO, o curso e o teste da CCNA Training abrangem assuntos como os aspectos fundamentais de networking e de segurança, serviços de IP, automação e programabilidade. Não há requisitos formais para aproveitar a oportunidade, apesar de ser recomendado ter um ou mais anos de experiência implementando e manuseando ferramentas da CISCO.
A CISCO ainda fornece outras certificações para quem trabalha com tecnologia, como a CyberOps Associate (focada em segurança digital) e a DevNet Associate (orientada para habilidades de software e networking).
“Com a crescente demanda por profissionais capacitados, formações acadêmicas e certificações para entrar e evoluir na área se tornam cada vez mais valorizadas e necessárias para garantir melhores posições, salários e oportunidades de trabalho”, aponta Lucas. Por isso, seja qual for a certificação que deseje tirar, é importantíssimo estudar e se preparar — seja por conta própria ou por meio de cursos prontos, direcionados para testes específicos.