Como parafrasear com passos fáceis sem plagiar

Escrito por

Parafrasear é o ato de reescrever uma passagem ou um artigo inteiro com suas próprias palavras e expressões, garantindo que o significado da fonte original seja preservado.

A escrita é um campo enorme hoje. Existem diferentes categorias de escritores exigidos por várias indústrias. A indústria de marketing exige redatores e redatores de conteúdo. Institutos e organizações acadêmicas precisam de escritores técnicos e acadêmicos. Qualquer tipo de serviço de informação geralmente requer um redator.

Portanto, muitos campos precisam ser digitados e precisam fazer muito trabalho. Com tanto trabalho sendo feito em áreas semelhantes, não é incomum que os escritores apresentem conteúdo semelhante entre si. No entanto, isso não é aceitável, pois pode resultar em plágio.
Então, para evitar isso, os escritores precisam parafrasear.

Como parafrasear com passos fáceis sem plagiar - image 2

Por que a paráfrase ser usada?

Em suma, a paráfrase pode ser usada para três propósitos diferentes: A paráfrase é usada para reduzir a dificuldade de leitura de um texto.

Também é usado para explicar ideias que eram difíceis de entender ou obscuras em suas descrições originais.

É usado para eliminar o plágio acidental e o autoplágio!

Como mencionamos na introdução, escritores da mesma área podem acabar criando conteúdo incrivelmente semelhante entre si (sem querer). Quem publicar seu trabalho mais tarde que os outros será acusado de plágio.

Para evitar esse tipo de cenário, parafrasear é uma obrigação. Neste artigo, discutiremos como você pode parafrasear o conteúdo passo a passo e evitar o plágio.

Como parafrasear com passos fáceis sem Plagiar

Método: manualmente

Para parafrasear a si mesmo, você precisa de um dicionário de sinônimos. Um dicionário de sinônimos é um dicionário de sinônimos que você pode usar para encontrar sinônimos para qualquer palavra que desejar.

Depois de ter um dicionário de sinônimos, software de processamento de texto e o artigo/coluna/newsletter ou manuscrito que você precisa parafrasear, você pode começar a seguir estas etapas.

1 – Leia a fonte

Leia o conteúdo que você vai parafrasear. O primeiro passo para reescrever algo com suas próprias palavras é entender as ideias e conceitos que estão sendo discutidos. Depois de saber sobre o que está sendo falado, você pode escrevê-lo mais tarde com suas próprias palavras.

2 – Extraia as ideias principais

Cada obra literária tem um propósito específico. Isso pode estar provando ou refutando um ponto, um guia sobre como fazer algo, ou pode estar explicando algum tipo de conceito.
Seu trabalho é descobrir qual é o ponto principal do artigo. Identificar isso é importante porque, se não o fizer, você pode ignorá-lo completamente durante a paráfrase.

3 – Comece a escrever com suas palavras

Aqui estão algumas coisas para se ter em mente ao escrever algo com suas próprias palavras.

  • Certifique-se de que o significado original não seja perdido. As relações entre as ideias devem ser as mesmas do texto original.
  • Use o dicionário de sinônimos para encontrar sinônimos para as palavras que deseja substituir. No entanto, certifique-se de que as palavras-chave permaneçam inalteradas.
  • Não substitua apenas palavras. Em vez disso, mude frases inteiras. Tente juntar frases mais curtas para fazer mais longas, ou faça o oposto e divida frases mais longas em frases menores. Isso tornará o trabalho de paráfrase mais completo.
  • Veja se você consegue mudar a sequência em que as informações e ideias são apresentadas sem fazer com que o texto perca o sentido.
  • Altere as vozes, como transformar a voz ativa em passiva e vice-versa.

Essas dicas ajudarão você a escrever com suas próprias palavras.

4 – Verifique tudo

Quando terminar, revise a versão parafraseada do texto. Certifique-se de que faz sentido e que todas as alterações que você fez fazem com que pareça diferente o suficiente. Além disso, veja se suas alterações alteraram o significado original de alguma forma. Se assim for, então você tem que reescrevê-los.

E isso é tudo que há para parafrasear manualmente. É necessário um certo nível de habilidades e compreensão linguísticas para poder entender completamente o trabalho de outra pessoa e transmiti-lo com suas próprias palavras.

Método de uso de uma ferramenta de paráfrase

As ferramentas de parafrasear são capazes de reescrever/reformular automaticamente uma obra literária usando inteligência artificial. Eles geralmente existem na forma de ferramentas online, em vez de aplicativos para desktop ou dispositivos móveis. Existem aplicativos móveis disponíveis, mas eles não são tão comuns e numerosos quanto as ferramentas online.

Diferentes ferramentas são capazes de diferentes níveis de parafrasear e algumas fornecem diferentes tipos e modos de parafrasear. Nem todas as ferramentas são gratuitas, mas há muitas opções disponíveis para quem não quer pagar. Portanto, você pode selecionar uma ferramenta de paráfrase para parafrasear de acordo com seu orçamento. Se você não quiser investir, você pode selecionar um grátis.
É assim que você pode usar uma ferramenta baseada em IA para parafrasear online.

Como parafrasear com passos fáceis sem plagiar - image 1

Dê à ferramenta o texto de entrada

A maioria dos paráfrases online terá dois campos ou caixas de texto. Um é para entrada de texto e o outro exibe saída parafraseada.
Uma ferramenta típica permite que você carregue um arquivo do seu computador ou simplesmente permite que você digite diretamente no campo de entrada.
Você pode usar da maneira que preferir e passar para a próxima etapa.

Execute o Captcha

Ferramentas gratuitas que não exigem registro quase sempre têm um captcha presente para evitar que os bots abusem delas.

Como usuário humano, é chato, mas você tem que lidar com isso. Execute o captcha e, em seguida, aperte o botão que diz algo como “Parafrasear agora”.

E é isso.

Após pressionar o botão, a ferramenta irá parafrasear o texto para você e exibi-lo na caixa de saída, de onde você pode baixá-lo ou copiá-lo.

A saída tem alguma maneira de mostrar o que foi alterado. Novas palavras e frases são frequentemente destacadas, sublinhadas, codificadas por cores ou em negrito.

E é assim que é feito usando um parafrasista online.

Conclusão

Agora você sabe como parafrasear algo manualmente e usando uma ferramenta. O método manual leva mais tempo, mas aumenta seu vocabulário e habilidades linguísticas.

O método/método de ferramenta automático é mais fácil de usar e economiza muito tempo. Você também pode ensiná-lo mais vocabulário, mas ele aprenderá com menos eficácia porque não esteve envolvido no processo real de parafrasear.

Deixe uma resposta