Jak wybrać najlepszy portfel cyfrowy do przechowywania swoich kryptowalut?

Veja as melhores opções para proteger seu investimento com segurança

As carteiras de criptomoedas são os itens mais importantes que qualquer investidor deve conhecer. Elas são aplicativos ou dispositivos físicos que servem para guardar suas criptomoedas em segurança, assim como as carteiras físicas guardam seu dinheiro e cartões.

Como existem milhares de criptomoedas, cada uma delas possui tipos diferentes de carteiras. Se você tem alguma criptomoeda que sofreu uma grande valorização, , ter uma carteira servirá para manter seu patrimônio em segurança e apenas sob seu controle.

Mas por existirem várias carteiras, escolher qual a melhor delas vai depender do quanto você tem e qual a sua necessidade de uso. Por isso, este texto vai explicar o que são as carteiras, quais os tipos existentes e o que levar em conta na hora de escolher entre elas.

O que são carteiras de criptomoedas

As carteiras são formas de guardar suas criptomoedas em segurança, seja para usá-las no dia-a-dia, seja para guardar por períodos mais longos. Boa parte das carteiras funciona on-line e podem ser usadas da mesma forma que um aplicativo de banco.

De maneira geral, as carteiras de criptomoedas guardam os seguintes tipos de informações:

  • chave pública: é o endereço que você vai utilizar sempre que quiser receber criptomoedas;
  • chave privada: senha para acessar sua carteira, necessária sempre que você troca de smartphone e precisa resgatar suas moedas. Sem essa chave, você perderá suas criptomoedas para sempre;
  • saldo: quanto você tem de criptomoeda na carteira.

Tipos de carteiras

Com a evolução das criptomoedas, começaram a surgir vários tipos de carteiras diferentes. Todas elas atendem a diferentes necessidades de uso e possuem níveis de segurança diferentes.

Os dois principais tipos de carteiras se classificam de acordo com o seu uso e o nível de segurança. Em termos de uso, as carteiras se dividem em on-line e offline.

Carteiras on-line

Um desses tipos de carteiras são as carteiras on-line, que funcionam de maneira similar a aplicativos de banco. Essas carteiras servem para quem usa criptomoedas em transações no dia a dia, pois facilitam o pagamento de bens e serviços.

Tais carteiras podem ser utilizadas direto no seu smartphone e servem para guardar pequenas quantidades de criptomoedas para uso diário. Você pode usá-las com uma só criptomoeda ou então com várias criptomoedas diferentes.

Alguns exemplos de carteiras on-line são:

  • Phantom (Solana);
  • MetaMask (Ethereum);
  • Blue Wallet (Bitcoin).

Carteiras offline

Já as carteiras offline são dispositivos externos que mantêm suas chaves privadas longe de qualquer conexão com a Internet. Elas oferecem uma proteção muito maior e, de forma análoga, são como cofres para suas criptomoedas.

Muitas dessas carteiras de hardware hoje em dia são híbridas, oferecendo um aplicativo que se conecta direto com o dispositivo externo. Esse modelo permite a realização de transações por smartphone, mas dá a segurança de que elas só poderão ser autorizadas pelo dispositivo.

Alguns exemplos de carteiras offline são:

  • Trezor;
  • Jade;
  • Ledger.

Como escolher a melhor carteira?

Para escolher qual a melhor carteira, primeiro você tem que saber o que deseja: praticidade ou segurança.

Se você tem como objetivo utilizar suas criptomoedas no dia a dia ou guardar pequenas quantidades, as carteiras on-line são a melhor opção. Elas são fáceis de usar e gratuitas, o que representa economia, principalmente se você está comprando suas primeiras criptomoedas aos poucos.

Mas se você já tem um valor maior investido e quer ter mais segurança, vale a pena usar uma carteira offline. Embora sejam mais caras, elas oferecem uma segurança muito maior para suas chaves e protegem seu patrimônio contra roubos e ataques hackers.

Além disso, essas carteiras possuem versões mais baratas e que oferecem o mesmo grau de segurança no longo prazo. E sabemos que o investimento em criptomoedas é essencial para evitar perdas e roubos que podem causar um prejuízo muito maior.

Por isso, se o seu objetivo é guardar suas criptomoedas em segurança para o futuro, a escolha desse tipo de carteira é a melhor opção.